Marituba inscreve famílias vulneráveis para o “Renda Marituba”

A Prefeitura de Marituba já inscreve, a partir desta segunda-feira (05), os interessados em receber o benefício do “Renda Marituba”, uma ajuda emergencial para famílias que sobrevivem com menos um salário mínimo por mês e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, além daquelas que tiveram as condições financeiras agravadas pela pandemia de Covid-19. O cadastro poderá ser feito por meio do site da Prefeitura e será posteriormente analisado por equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semads), que vão selecionar as famílias que se encontram no perfil determinado do programa.

O objetivo da Prefeitura de Marituba é beneficiar cerca de mil famílias do município, com a renda, que poderá ser paga por até 12 meses. A ideia é que as famílias possam utilizar o benefício para adquirir alimentos básicos, no comércio local. “Além de dar uma ajuda para essas famílias que estão em situação de pobreza, também vamos contribuir com a economia do próprio município”, destaca a prefeita Patrícia Mendes.

A situação de vulnerabilidade social será comprovada por meio de visitas domiciliares e/ou entrevistas investigativas visando a sua confirmação, realizadas por profissionais da área social.

Em parceria com o Banco do Estado do Pará (Banpará), o benefício será concedido preferencialmente às mulheres chefes de família que possuam uma renda familiar de até 25% (vinte e cinco por cento) do salário mínimo e que não sejam beneficiadas por rendimentos concedidos por outros programas oficiais de transferência de renda, entre outras condicionantes.

É gente como a desempregada Glória Maria Dionísio, que, aos 40 anos de idade, sustenta, sozinha, quatro filhos e dois netos. Moradora do bairro Santa Clara, ela está em uma situação de muitas dificuldades há cerca de três anos. “No momento, eu tenho pedido ajuda a algumas pessoas que conheço e à igreja que eu frequento, assim tenho conseguido alimentos para a minha família. Mas é uma situação muito complicada. Se eu conseguir esse benefício, sem dúvida, vai me ajudar muito”, torce.

De acordo com a estimativa populacional para o ano de 2020 realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), Marituba possui uma população de 133.685 pessoas, sendo que 42.2% da população vivem em famílias com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa.

Texto: Elck Oliveira

Foto: Ary Brito