Marituba vacina idosos de 85 a 89 anos contra o novo Coronavírus

Idosos de 85 a 89 anos já estão sendo vacinados em Marituba

“Agora com a vacina, a gente respira mais aliviado”, disse a dona de casa Maria do Socorro Rodrigues, 54 anos, após ver o pai, Francisco Rodrigues, 86, ser vacinado contra o novo Coronavírus. As lágrimas de alívio e esperança nos olhos de seu Francisco após receber a primeira dose da vacina resumem bem os sentimentos de cada idoso imunizado no início da quarta etapa de vacinação, ocorrido neste sábado (27), no município de Marituba. A imunização é realizada pela Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Nesta etapa, estão sendo vacinados idosos de 85 a 89 anos. Nesta remessa, o município recebeu 660 doses de vacina, disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).

Para os idosos, a vacinação ocorre de forma domiciliar. Uma equipe volante de imunização da Vigilância Epidemiológica do município parte dos postos de saúde e vai às residências dos idosos que estão na faixa etária determinada. Neste sábado, a vacinação seguiu nas áreas abrangidas pelas unidades de saúde de Nossa Senhora da Paz, Haifa Gabriel, São João e Decouville.

Segundo a Agente de Combate a Endemias e acadêmica de Enfermagem, Aline Teixeira, que aplicou as vacinas nos idosos, a imunização é muito importante e os resultados estão sendo muito positivos, mas há ainda há casos de resistência à aplicação do imunizante. “A gente está tendo um resultado muito positivo, mas, às vezes, temos que conversar um pouco mais e explicar para os idosos que eles estão respaldados pelas leis e que a imunização é fundamental para assegurar a saúde de cada um”, ressaltou.

Ao todo, neste sábado, foram vacinados 48 idosos com idades entre 85 e 89 anos. A segunda dose da vacina contra o novo Coronavírus para os idosos que foram vacinados nesta semana será aplicada daqui a 21 dias. Cada pessoa vacinada recebe uma caderneta de vacinação, que marca a data de cada aplicação.

Até o momento, o município de Marituba recebeu um total de 2.670 doses da vacina contra o novo Coronavírus e imunizou cerca de 2.211 pessoas.

Ao todo, neste sábado, foram vacinados 48 idosos com idades entre 85 e 89 anos

Texto: Luiz Antonio Pinto