Trinta alunos iniciaram, nesta segunda-feira (07), o curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas para atuar no Refúgio de Vida Silvestre (Revis), em Marituba. O curso, que tem as aulas teóricas na Escola Municipal Emília Clara, proporciona qualificação adequada para que estes agentes exerçam as atividades de forma segura e com responsabilidade profissional. Também objetiva oferecer aos profissionais do segmento do turismo de natureza todo o apoio necessário para que estes sejam agentes multiplicadores da prática do turismo consciente e sustentável.
O condutor ambiental é o profissional capaz de atuar em espaços naturais ou áreas legalmente protegidas que apresentem potencialidades turísticas, orientando e interpretando aspectos ambientais e socioculturais dos atrativos locais existentes localmente. A qualificação tem a carga horária de 40 horas e dará direito a certificação ao final do curso.
Marituba conta em seu território com o Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia. As Revis são ambientes naturais que garantem a reprodução de espécies da fauna e da flora. Tanto as visitas quanto as atividades de caráter científico são restritas, necessitando de aviso prévio. O espaço conta com mais de seis mil hectares de área preservada, situada na propriedade particular da antiga Fábrica da Pirelli.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda, Igor Castro, ressalta que esta ação irá aproveitar o espaço natural da Revis Metrópole da Amazônia para fomentar o turismo no município. “Até então, nós possuíamos apenas um condutor habilitado para atuar neste espaço e hoje estamos investindo na qualificação de moradores para gerar renda e, em consequência, trazer desenvolvimento para o turismo e para a economia de Marituba”, destacou.
A gestora ambiental Joseane Mattos é uma das alunas do curso. Ela atua com a restauração de áreas devastadas através da ONG Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora). “Eu procurei o curso visando a qualificação para poder atuar dentro da Revis e conhecer melhor as trilhas da reserva. “Os profissionais que ministram o curso são altamente qualificados e o conteúdo é muito bom”, comentou.
O curso é realizado através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego, Turismo, Trabalho e Renda (Sedeter) e faz parte do Programa de Qualificação Estadual do Turismo (PEQTur) do Governo do Estado. No conteúdo do curso, constam disciplinas focadas em Unidades de Conservação, Legislação Ambiental Básica, Educação como instrumento de Gestão Ambiental, Ecoturismo e Teorias e Técnicas de Turismo.
Texto: Márcio Flexa
Fotos: Ary Brito