Marituba inicia primeira etapa da Vacinação contra o Sarampo

A Prefeitura Municipal de Marituba por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) iniciou na manhã da última segunda-feira (10), a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias Saúde da Família (ESF), com prioridade para a população de 5 a 19 anos. A campanha segue até o dia 13 de março, e o dia “D” vai acontecer no próximo sábado (15) das 8h às 17h, em todo Brasil.

O objetivo da campanha é buscar o público alvo que ainda não se vacinou ou está com esquema vacinal incompleto. O Sarampo já tinha sido erradicado do Brasil pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) em 2016. Mas em 2018 voltou com reincidência nos estados do Amazonas e Roraima. Em 2019 foram registrados 18.203, casos da doença em 19 estados brasileiros de acordo com o Ministério da Saúde (MS).

O secretário de saúde de Marituba Josué Pompeu enfatiza a importância da vacinação. “O objetivo é imunizar toda a população com prioridade para o nosso público alvo que são pessoas de 5 a 19 anos. A vacina previne não só o Sarampo, mas outra doenças que levam à morte”, relata. Ele cita ainda, que a Sesau e a prefeitura vem realizado um trabalho de conscientização do população para que todo procures os postos de saúde para se vacinar. “É importante ressaltar que todos estão vulneráveis, e se vacinar é o único método de prevenir a doença. A Sesau e a prefeitura tem feito divulgação nos postos de saúde, redes sociais, afim de atingir toda a população”, finalizou.