Marituba inicia imunização contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades

Cerca de 2.500 doses estavam disponíveis para a população com comorbidades

“Estou muito mais tranquila agora que recebi a vacina. Estou sem sair de casa faz muito tempo”, afirmou a jovem Danielle Corrêa, 23 anos, após receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, durante a ação da Prefeitura de Marituba que dispunha de cerca de 2.500 doses para a população com comorbidades, na manhã desta sexta-feira (7), no Ginásio Poliesportivo de Marituba.

Danielle Corrêa conta que mesmo tendo os cuidados necessários contra a Covid-19, sua mãe chegou a adquirir a doença de forma grave. Passado o susto com a doença, Danielle recomendou. “Quem puder ficar em casa, fique em casa. Se proteja e proteja quem você ama. Essa doença é muito séria e não é bom perder quem a gente ama”, disse.

Roberta França, 25 anos, também foi vacinada durante a ação. “É muito gratificante saber que agora estou imunizada. Muita gente está perdendo a vida, então saber que estou conseguindo ter a chance de me vacinar é muito importante e reconfortante”, conta a jovem. Ela explicou ainda que, na sua casa, todos fazem parte do grupo de risco para a Covid-19, por isso, os cuidados são redobrados. “Nesse período de pandemia tem sido muito difícil. Eu, minha mãe e padrasto não víamos praticamente ninguém. Nosso cuidado em não sair é justamente porque todos na minha casa são de risco, então, uma saída poderia ser fatal”, concluiu.

A vacinação estava disponível para a faixa etária de 18 a 59 anos

“No ano passado, peguei a Covid-19, padeci com todos os sintomas da doença e não foi fácil, os sintomas eram fortes, mas graças a Deus sobrevivi e agora temos uma solução que é a vacina”, disse Benedito Amaral, 54 anos, que também recebeu a primeira dose da vacina, nesta sexta-feira.

A diretora da Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde de Marituba, Iolene Melo, falou sobre a grande procura pela vacina. “A gente sabe que as pessoas estão ansiosas, querem se vacinar. O público para comorbidade é grande e abrimos para a faixa etária de 18 a 59 anos. Temos 2.500 doses no município a serem aplicadas. A ideia desta ação é vacinar a maior parte dessa população que compõe o público-alvo”.

O balanço final da ação apontou que, ao todo, 985 pessoas receberam a vacina, nesta sexta-feira (07), em Marituba. Foi constatado, no momento da triagem, que muitas pessoas que compareceram ao Ginásio não faziam parte do grupo a ser vacinado e outras levaram mais de um acompanhante, o que levou a um aumento na quantidade de pessoas no local.

A prefeitura seguiu imunizando todos os munícipes que adentraram no Ginásio até o meio-dia, prosseguindo o trabalho, para atender a todos, até às 15h30.

Após a ação realizada nesta sexta-feira (7), as doses restantes seguirão para as unidades de saúde, onde poderão ser ministradas a todos que fazem parte deste grupo a partir da próxima segunda-feira (10).

Ao todo, 985 pessoas receberam a vacina

Texto: Aline Carvalho – Ascom Sesau