A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter) inaugurou, na terça feira (05), a Sala do Açaí, instalada na sede da secretaria.
Na ocasião foram entregues 32 kits de manipulação do fruto e Carteiras Nacional de Artesão para os beneficiados.
Do evento participaram a prefeita Patrícia Alencar, o deputado estadual Fábio Filgueiras e o secretário de Esporte e Lazer do Estado do Pará, Cássio Andrade.
De acordo com a gestora, a iniciativa representa o compromisso da gestão com o desenvolvimento econômico local.
“Parabenizo os beneficiados pelos 32 kits de manipulação do fruto e suas Carteiras Nacional de Artesão. Juntos, construímos um futuro mais próspero para o nosso município”, destacou Patrícia.
Os kits são compostos por tanques de lavagem, mesa de catação e máquina de branqueamento.
A Carteira Nacional do Artesão é um documento físico, válido em todo o território nacional, que formaliza a atividade artesanal.
De acordo com o titular da Sedeter, Oziel Monteiro, a Prefeitura de Marituba desenvolve um trabalho de incentivo e acompanhamento destes batedores para fortalecer a cadeia de comercialização do fruto.
Fazem parte deste trabalho as visitas “in loco”, capacitações e intercâmbio com empresários e associações que trabalham com o processamento e a exportação do açaí.
Junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Sedeter realiza a formalização do batedor, para fomentar a atividade e capacitar os pequenos empreendedores.
Muitos dos batedores no município trabalham na informalidade. “Ao ofertar cursos e fornecer equipamentos pretendemos regularizar os produtores para que eles possam oferecer um produto de qualidade ao consumidor”, destacou o secretário.
Desta forma, explica Oziel, a Prefeitura está regularizando um a um dos batedores, tirando a carteira de manipulador de alimento, oferecendo capacitação e dando consultoria para a precificação. “Para o fortalecimento da economia local e do pequeno empreendedor para que ele possa viver, de fato, desta atividade econômica”, ressaltou o secretário.
Da Redação Comus
Fotos: Fernando Nobre