Marituba imuniza moradores ribeirinhos do município

0

 

Higina Dias foi a primeira a tomar a dose de reforço para 70 anos ou mais

Moradores ribeirinhos de Marituba puderam receber a primeira ou segunda dose da vacina contra a Covid- 19, na manhã desta quinta-feira (23).  Para atingir este público, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), estiveram na comunidade de Ponta Negra, localizada às margens do Rio Guamá, com as doses necessárias à imunização na localidade. O acesso ao local se dá através do quilômetro 5 da Alça Viária. A localidade é um ponto estratégico para que os moradores de comunidades localizadas na zona rural possam se locomover e ter acesso ao imunizante.

Dona Rosa mobilizou sua família e toda a comunidade para vacinar

A dona de casa Rosa Dias, 58 anos, seu filho Rodrigo, 36, sua nora Helen, e seu neto Ramon, de 14 anos, percorreram cerca de 1 km pelo rio Guamá para ter acesso ao imunizante. Rosa, a matriarca, foi quem mobilizou toda a família, logo cedo, para ir até margem do rio onde se encontrava a equipe da Sesau. “Não adianta apenas uma pessoa estar vacinada, todos têm que estar protegidos”, comentou a Rosa.

Terceira Dose – Quem também aproveitou a imunização em Ponta Negra, foi a dona de casa Higina Dias, 85 anos. Ela é uma das moradoras mais antigas da comunidade e também foi a primeira moradora a tomar a primeira dose na zona rural. Ela também teve a honra de ser a primeira com 70 anos ou mais a tomar a dose de reforço da vacina.

Equipes da Sesau levaram o imunizante á zona rural

“ Eu já estava tranquila com as doses que eu tomei antes, agora ficou melhor ainda. Todo mundo tem que vacinar, principalmente a gente que está nessa idade”, comentou dona Higina.

Com a finalidade de potencializar a cobertura vacinal no município, a Sesau optou por formas alternativas no formato da campanha de imunização. Para garantir o acesso às pessoas que trabalham durante o dia, foi criado o horário alternativo das 18 às 06 horas da manhã do dia seguinte no Hospital de Urgência e Emergência Augusto Chaves.

Outra iniciativa foi a campanha itinerante que visa proporcionar comodidade aos moradores de Marituba que, por algum motivo, não podem se deslocar até os pontos de vacinação espalhados pela cidade. Desta forma as equipes percorrem os bairros do município durante a noite levando os imunizantes até a população.

Aumento da cobertura vacinal – As inciativas deram resultados.  Marituba já vacinou até o momento 102.732 pessoas com a primeira e segunda doses, o que corresponde a 78,2% da população (primeira dose) e 21,8 % (segunda dose).

Após a iniciativa de vacinar de forma itinerante e em horário alternativo, mais 5. 483 pessoas foram imunizadas. “Um aumento substantivo na cobertura”, garantiu a coordenadora da Imunização no município, Diana Gomes. Na próxima semana, Marituba irá vacinar com a dose de reforço as pessoas com 70 anos ou mais, em todas as unidades de saúde.

Da Redação Comus 

Foto: Ary Brito

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade