Marituba homenageia os pais levando ação de saúde, cidadania e cultura para praça Nossa Senhora da Paz

Os pais de Marituba foram o público-alvo da ação

“Meu Pai Minha Força” foi o tema da ação realizada pela Prefeitura de Marituba, na tarde do último sábado (07), que levou vários serviços de saúde, cultura e cidadania à comunidade. A ação, que aconteceu no entorno da Praça Nossa Senhora da Paz, no bairro Novo, teve como objetivo levar aos pais do município ações e serviços para homenageá-los pela data tão especial que é o Dia dos Pais, além de contemplar a comunidade com uma programação lúdica, participativa e que proporcionou momentos agradáveis para as famílias.

Benedito reis esteve na ação com sua filha

Benedito Reis, 50 anos, participou da ação junto com sua filha, garantindo a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e um corte de cabelo para curtir o Dia dos Pais com visual novo. “Essa ação está sendo muito boa, fui muito bem atendido aqui. Já realizei um corte de cabelo e tomei a primeira dose da vacina contra a Covid-19”, afirmou.

Já Tarcísio Santos, 45 anos, soube da ação em homenagem ao Dia dos Pais por meio das redes sociais e procurou o espaço para receber serviço odontológico. “Eu realizei um tratamento odontológico, nessa tarde, e meu atendimento foi excelente. Essa foi uma ótima iniciativa da prefeitura que está de parabéns”, pontuou.

Mulheres também puderam participar do evento

A programação teve foco na atenção e cuidado aos pais, mas também levou ações à comunidade em geral, oferecendo serviços a jovens e mulheres, por exemplo. É o caso da costureira Gersi Souza, 52 anos, que fez questão de chegar bem cedo ao evento para garantir a sua primeira dose da vacina contra a Covid-19. “Eu soube dessa ação por uma amiga e cheguei cedo aqui para tomar a minha vacina contra a Covid-19. Estou muito feliz porque deu tudo certo, agora estou imunizada”, disse.

A coordenadora do programa Saúde da Mulher e da Criança em Marituba, Glauce Ribeiro, explicou que ações voltadas ao público como essas são extremamente importantes. “Somente neste evento captamos cinco mulheres com idade produtiva que nunca tiveram feito nenhum exame preventivo (PCCU). O exame pode identificar o câncer de colo de útero, uma doença totalmente evitável, mas que pode levar a óbito, caso não seja identificada a tempo”, detalhou.

“Este evento foi realizado com muito carinho e responsabilidade por toda equipe da prefeitura para a nossa população”, ressaltou a secretária de saúde, Renata Novaes. “Ações como essa são importantes para que a gente possa levar os serviços que nós já dispomos dentro das nossas unidades de saúde para mais perto da população. No bairro novo, oferecemos vários serviços, entre os quais o mais importante foi o fortalecimento da imunização contra a Covid-19”, concluiu.

Durante a ação, o chefe de gabinete da prefeitura Jânio Marinho, enalteceu o trabalho em conjunto das secretarias envolvidas na ação “Meu Pai Minha Força”. “Quero agradecer ao empenho todas as secretarias que estiveram trabalhando de forma integrada, em espírito de união e de família. Este evento só foi um sucesso graças a cada um de vocês. O meu muito obrigado”, disse.

Grupo de dança da Casa da Cultura

Em uma tarde de programação, os pais contaram com apresentações artísticas; corte de cabelo; torneio de esportes; emissão de carteira de trabalho; emissão de cartão SUS; balcão do empreendedor; CRAS Volante; vacinação contra Covid-19; atendimento de enfermagem, com glicemia e aferição de Pressão Arterial; testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis, atendimento odontológico; consultas com clínico geral, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, entre outras ações, inclusive para o público feminino, como o PCCU (Preventivo de Câncer de Colo Uterino).

Texto: Aline Carvalho

Fotos: Ary Brito e Wenderson Santos