Marituba está prestes a viver um grande avanço na área da saúde com a construção de três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que irão contemplar os bairros Santa Lúcia, Novo Horizonte e Almir Gabriel. Além disso, o município também será beneficiado com a implantação do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS i), fortalecendo a Rede de Atenção Psicossocial.
As novas unidades contarão com infraestruturas modernas e adequadas, ampliando a oferta de serviços e garantindo mais qualidade, conforto e dignidade no atendimento à população de Marituba.
UBS Santa Lúcia
No bairro Santa Lúcia, será construída uma unidade de porte 2, com capacidade para atender de 12 a 20 mil pessoas. O espaço contará com consultórios médicos, de enfermagem e odontológicos, além de salas especializadas, como a “Sala Dourada”, destinada ao acolhimento de mães no momento da amamentação.
UBS Novo Horizonte

No Conjunto Habitacional Viver Melhor, localizado no bairro Novo Horizonte, será construída uma UBS de porte 5. A unidade terá 19 consultórios, entre eles: consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, além de salas especializadas, como a Sala Dourada e a Sala Lilás para coleta de PCCU, além de um anfiteatro, que será utilizado para palestras, capacitações e encontros voltados à promoção da saúde.
UBS Haifa Gabriel

No bairro Almir Gabriel, a UBS Haifa Gabriel contará com cinco equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) ampliando o acesso aos serviços de saúde. O local irá oferecer consultas médicas e de enfermagem, consultas odontológicas, atendimento multiprofissional com equipe Emulti, entre outros.
CAPS i

Outro grande reforço será a implantação do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS i), serviço essencial para crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes.
Para a prefeita Patrícia Alencar, a construção das novas unidades representam um marco na história da saúde do município.
“Estamos dando um passo muito importante para garantir mais estrutura, mais cuidado e mais dignidade para a nossa população. Essas obras não são símbolos do nosso compromisso com o povo de Marituba”, destacou a gestora.
Secretaria de Comunicação de Marituba