O município de Marituba recebeu, nesta terça-feira (06), mais uma escola completamente reformada e ampliada. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Romeu Pires Borges é a décima escola entregue à população pela Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A escola foi totalmente reformada e ampliada, e agora conta com dependências modernas, confortáveis e com acessibilidade

Inaugurada em 05 de junho de 1989, a escola atualmente atende mais de 600 alunos na faixa etária de 06 a 14 anos do bairro Centro e imediações que agora podem contar com uma escola com salas de aula climatizadas, sala de leitura, quadra coberta, espaço de convivência e de acessibilidade e muito mais.

A enfermeira Silvana Melo, conta que é ex-funcionária da escola e mãe de uma aluna. “Eu estou muito feliz com a entrega das obras da escola Padre Romeu. Eu trabalhei seis anos nessa escola. Antes era muito complicado as salas eram quentes, as lajotas espocando causando risco de as crianças se cortarem, mas agora a nossa escola está 100% e para mim é motivo de grande orgulho estar aqui”, disse Silvana.

A gestora Sebastiana de Aviz foi homenageada durante o evento

Durante o evento, a gestora da escola Padre Romeu,  Sebastiana de Aviz Cunha, foi homenageada por seu grande empenho e cuidado na formação educacional de tantos alunos ao longo de mais de 30 anos. A gestora teve ainda o seu nome gravado na placa de entrada da quadra coberta de esporte do local.

“A história que estamos escrevendo no dia de hoje, graças a proatividade da nossa prefeita Patrícia Alencar, é digna de ficar registrado nos anais da história, pois simboliza a renovação de ânimo, fôlego e de condições para que novas vidas sejam transformadas por meio da educação”, afirma Sebastiana de Aviz Cunha.

A secretária Viviana Fontinele durante a inauguração

A secretária de educação, Viviana Fontinele, destacou que milhares de maritubenses estudaram na escola Padre Romeu e hoje Marituba recebe esta escola totalmente refrigerada, com laboratório de informática, sala de educação inclusiva, com refeitório, dispensa abastecida e muito mais.

“Foi com o mesmo olhar de carinho e dedicação da nossa gestora Sebastiana de Aviz que esta gestão abraçou a escola Padre Romeu e resolveu reformá-la e ampliá-la para que nós possamos oferecer a esta comunidade o que temos de melhor, pensando sempre na população e no ensino de qualidade”, enfatizou.

A Prefeita Patrícia Alencar durante a inauguração

A prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, agradeceu a todos os que contribuíram de alguma forma para a reforma e ampliação da escola Padre Romeu. “A nossa gestão foi a que mais reformou e ampliou escolas neste município e eu quero agradecer aos pedreiros, pintores, engenheiros e demais profissionais que contribuíram para a entrega das obras dessa escola. Esta escola, desde a sua inauguração, foi um sonho que foi se construindo e hoje se encontra totalmente reformada e ampliada”, disse a prefeita do município.

Desde o início da gestão, já foram entregues reformadas e ampliadas 10 escolas por meio do programa “Transformar para Educar” que beneficiaram mais de 5 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito, Fernando Nobre e Patrik Santos