Marituba fará parte do Programa Territórios pela Paz do Governo do Estado

O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Marituba, Ádamo Silva, acompanhado de agentes de segurança da Guarda Municipal, participou do lançamento do programa Territórios pela Paz, na segunda-feira (10), no Teatro Margarida Schivasappa, em Belém.

O programa lançado pelo Governo do Estado do Pará visa unir ações de segurança pública com ações sociais integradas, na construção de uma sociedade com mais paz e justiça social. Em Marituba, o programa será aplicado no bairro Nova União, reforçando o policiamento na área e com ações de combate ao crime e violência.

A ação contou com a participação do governador Helder Barbalho, que na ocasião destacou os territórios foram escolhidos de maneira técnica, concentrando áreas com as maiores taxas de violência do Pará. Os índices desses lugares, apontados pelo governador, “destoam das médias nacional e estadual”. Segundo Helder, no Brasil, morrem hoje cerca de 30 pessoas assassinadas para cada 100 mil habitantes por ano. No Pará, são 51 para cada 100 mil pessoas. Nesses territórios são 123 assassinatos para cada 100 mil habitantes.

De acordo com o secretário Ádamo Silva, o programa beneficiará a população de Marituba, principalmente os residentes do bairro Nova União que receberão diversas ações integradas com o objetivo de diminuir os números de crimes na localidade, garantindo a segurança dos mesmos.

Texto: Paulo Ricardo Rezende, com informações da Agência Pará

Revisão: Joana Santos