O município de Marituba alcançou duas medalhas na 12ª edição da Olímpiada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) na categoria produção textual – Regional Norte. A cerimônia de premiação nacional aconteceu na última terça-feira (26), na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
O evento celebrou projetos desenvolvidos por estudantes e professores de todo o Brasil, reforçando o papel da ciência e da educação na busca por soluções para os desafios de saúde e meio ambiente.
A escola Dr. Alcântara conquistou medalha com projeto “Comunidade Horta Vili: o meio ambiente pede ajuda”. Participaram do projeto os alunos: Gabriel Lopes, Yumi Oliveira, Jhennyfer Santos, Agnes Silva, Maria Clara Santo, Thaimon Santiago, Lucas Queiroz, Caio Lima, Henzzo Franco, Sarah Freitas, Thamires Santiago, Juliana Souza, Derick Reis, Victor Martins, Matheus Souza, Arthur Silva, Nathalia Trindade e Lucas Sodré orientados pelo professor Erik Luan Tenoro.
Já a escola Dr. Renausto Amanajás conquistou medalha com o projeto “A importância da horta escolar para a saúde e o meio ambiente”. Participaram do projeto dos alunos Cristiano da Silva, Alana da Cruz, Maria Eduarda, Isabela Beirão e Sara Lima orientados pelos professores Allan da Silva e Sheila Almeida.
Ambos trabalhos foram desenvolvidos para apresentação na 2ª Feira de Educação Ambiental de Marituba (FEAMA) – criada pelo departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed) – e aplicados à OBSMA.
Para a coordenadora do departamento de Educação Ambiental da Semed, Jeane Ferreira, a educação municipal tem ganhado novos espaços e oportunidades de desenvolvimento devido a importância que o ensino tem ganhado em Marituba.
“Os projetos escolares apresentados por nossas escolas contribuem nos processos de aprendizagem, pois têm este ponto como foco. São realizados em participação do aluno e professor, visando o aprimoramento dos conhecimentos específicos, além de incentivar o interesse pelo meio ambiente, saúde, ciência e pesquisa”, ressaltou Jeane Ferreira.
Da redação comus
Fotos: Divulgação