Marituba participou e foi destaque, na tarde desta sexta-feira (29), da Cerimônia Regional da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada no Colégio Tenente Rêgo Barros, em Belém. O evento celebrou o talento e a dedicação de jovens estudantes que se destacaram na maior olimpíada científica do Brasil.
Entre os protagonistas do dia, Marituba se destacou conquistando 10 medalhas de ouro, 5 de prata e 1 de bronze, resultado que consagrou o município como número 1 do Pará em conquistas de ouro nesta edição da OBMEP. Além disso, 17 alunos do município receberam menções honrosas, reforçando o potencial dos jovens maritubenses.

O reconhecimento também se estendeu às escolas e profissionais que vêm contribuindo diretamente para o sucesso dos alunos. As escolas Padre Romeu, Emília Clara e Santa Tereza D’Ávila foram premiadas pelo desempenho de seus estudantes, e a professora Tharine Soeiro recebeu homenagem pelo trabalho e dedicação na preparação dos alunos.
Esse feito inédito é fruto do Projeto de Preparação Olímpica de Matemática (POM), desenvolvido pela Prefeitura de Marituba em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O projeto tem revelado talentos, ampliado oportunidades e mostrado o potencial dos alunos da rede municipal na área da matemática.

“É um motivo de muito orgulho para nós, enquanto secretaria, ter tantos medalhistas nas Olimpíadas de Matemática este resultado expressivo é fruto de muito empenho e dedicação de professores e alunos. Em Marituba, a educação é pilar fundamental e nós valorizamos tanto a qualidade do ensino quanto os nossos servidores”, destacou a secretária de Educação e vice-prefeita, Bárbara Marques.
A estudante Sophia Pires, multimedalhista da OBMEP, expressou a alegria de viver mais uma conquista. “Ser medalhista é um sonho. Muitos alunos da rede pública sonham em estar no nosso lugar, e poder inspirar tantas pessoas é muito significativo”, disse.

“ Ver Marituba ser destaque pelo segundo ano consecutivo mostra que todo esforço vale a pena. No início do projeto éramos poucos, hoje temos o município inteiro envolvido, com aulas preparatórias e apoio constante. É um orgulho imenso”, completou.
As 16 medalhas conquistadas nesta edição representam um avanço coletivo para a educação de Marituba, inspirando novos estudantes a sonhar e acreditar no poder transformador do conhecimento.
Estudantes premiados de Marituba na 19ª OBMEP:
Medalha de Ouro: Brenda Vitória Farias Veiga; Enzo de Lima Bringhente; Ewelyn Vitória de Oliveira Medeiros; Gabriel Andrade da Silva; Izabela da Costa Serrão; Isabela Sophia Garcia Beirão; Jéssica Emily Quadros de Santana; Luis Wirley Campos Soares; Sophia Ruanny Pires de Oliveira; Vitor Gabriel Lenine Melo Corrêa.
Medalha de Prata: Andrel Gabriel Fernandes Oliveira; Eros Beckman Matos Ribeiro; Rebeka Sophia do Amaral Sombra; Robert Arthur de Souza Conceição; Sophia Leal Barata.
Medalha de Bronze: Carla Fernanda Corrêa Gomes.
Criada em 2005, a OBMEP é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente, é considerada a maior olimpíada científica do Brasil, mobilizando milhões de estudantes em 99% dos municípios brasileiros.
Secretaria de Comunicação de Marituba
Fotos: Victor Rafael Fernandes
Galeria