Marituba discute o desenvolvimento sustentável no IV Fórum de Meio Ambiente

O evento vai abordar temas inerentes ao meio ambiente e sustentabilidade

Dentro das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorre neste sábado (05), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Marituba realizará, a partir desta segunda (07) até sexta-feira (11), o IV Fórum de Meio Ambiente. O evento traz o tema “Marituba: força para transformar o meio ambiente sustentável para todos”. Devido ao protocolo de combate à Covid-19, o evento ocorrerá de forma virtual. No formato presencial, ocorrerão somente duas oficinas que seguirão os protocolos de distanciamento social e com uso de máscaras e de álcool em gel.

O IV Fórum de Meio Ambiente contará com ações que visam abranger à população de Marituba, estudantes da região metropolitana de Belém, pequenos e médios agricultores e servidores públicos da prefeitura.

O objetivo do evento é proporcionar o conhecimento e a conscientização da população do município de Marituba. Através do evento, a Semma pretende envolver a população nas ações promovidas pela Secretaria, nos temas que envolvam meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e com o desenvolvimento sustentável.

“É de suma importância a conscientização da preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos, afinal vivemos nele e precisamos de todos os seus recursos naturais. A conscientização quanto a essa preservação deve iniciar desde cedo, para que possamos mudar o nosso futuro”, destaca o titular da Semma, Fernando Braun.

Oficinas – Dentro da programação, a população poderá participar de duas oficinas que serão ofertadas. A primeira será de compostagem doméstica, que mostrará as técnicas de reciclagem do lixo orgânico para transformá-la em adubo natural. A segunda mostrará as técnicas de reaproveitamento de vidro para processo de reciclagem através da decoração de garrafas de vidro.

Drive Thru de coleta seletiva – Na sexta-feira (11) e sábado (12), serão distribuídos 20 pontos de coleta seletiva voluntária na Praça da Matriz para receber resíduos sólidos.  Para isso, as pessoas podem levar seu material e entregá-lo sem a necessidade de descer de seus veículos.

Uma Feira de Adoção de animais será realizada no final da programação

Campanha de Doação de Animais – Dentro da Semana do Meio Ambiente, será realizada no domingo (13) uma Feira de Adoção de Cães e Gatos de Marituba. Os animais que serão doados foram resgatados pelo serviço de proteção da Semma. Após o resgate, os animais passam por uma quarentena onde são vermifugados e tratados, até a adoção. As pessoas que decidam adotá-los ainda recebem a carteira de vacinação e uma pequena cama para animais como brinde.

Serviço:

IV Fórum de Meio Ambiente

Inscrições: As atividades serão abertas ao públicoAs inscrições podem ser feitas por este link.

07 DE JUNHO/ SEGUNDA

8h 30m – Semma Marituba – Abertura do IV Fórum Municipal de Marituba, com a palavra do secretário Fernando Braun sobre a agenda da semana.

10 h – Sala virtual Google Meet – Palestra: A importância da arborização urbana –  Engª Florestal Rayssa Lopes – Analista Ambiental da Semma

08 DE JUNHO/ TERÇA

09 h – Oficina: Compostagem Doméstica – Responsáveis: Erika Garuzzi, Lorena Sousa, Naza Cless.

14h – Sala virtual Google Meet – Palestra: A importância do geoprocessamento para análises ambientais – Engª Ambiental Gabrielle Silene Almeida – Coordenadora do setor de geoprocessamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marituba.

09 DE JUNHO/QUARTA

9h – Polo Ambiental – Oficina: Reaproveitamento de vidros – Elizaura Mafa, Naza Cless

14 h – Sala virtual Google Meet – Tema: Gestão de recursos hídricos – outorga e dispensa de outorga – Eng° Ambiental Raphael De Abreu Ferreira – Analista Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marituba.

15:30h – Sala virtual Google Meet – Palestra: A importância do licenciamento ambiental municipal com base na lei complementar N° 140. –  Engª Ambiental Alexsandra Queiroz – Chefa de gabinete e Coordenadora do setor de licenciamento e fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marituba.

10 DE JUNHO/ QUINTA

14 h – Sala virtual Google Meet – Tema: A importância da Preservação nas áreas de preservação permanente. – Mestranda Thayna Galvão – Bióloga – Analista ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marituba.

15:30h – Sala virtual Google Meet – Tema: A gestão ambiental municipal na implementação da Lei N° 12.305/2010: realidade x perspectivas. – Engª Florestal Mayara Martins – Fiscal ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marituba.

11 DE JUNHO/ SEXTA

8:00 ÀS 12H –  Praça Matriz de Marituba – Drive da Coleta Seletiva

11:00 HRS – Sala Virtual – Programação de encerramento do IV Fórum Municipal de Meio Ambiente.

12 DE JUNHO/ SÁBADO

8:00 ÀS 12H – Praça Matriz de Marituba – Drive da Coleta Seletiva