Teve início nesta quarta-feira (27) a III Feira de Tecnologia Educacional de Marituba (FETEDMA), o evento realizado pela Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), pretende revolucionar a educação do município com atividades inovadoras e interativas voltadas para a educação científica e tecnológica.
A FETEDMA segue até sexta-feira (29), no Centro de Iniciação ao Esporte e conta com a participação de mais de 700 alunos de 26 escolas para apresentar e compartilhar seus conhecimentos em disciplinas como química, física, matemática, biologia e engenharia.
Além da FETEDMA, o evento também conta com o III Torneio de Robótica, que busca incentivar os alunos a desenvolverem soluções criativas para problemas cotidianos, através da construção e programação de robôs. A competição visa aprimorar o conhecimento dos estudantes sobre engenharia e lógica de computação.
Para a coordenadora do Projeto de Robótica, Rute Sousa, o projeto estimula a criatividade, o pensamento lógico e o pensamento crítico dos alunos.
“O projeto de robótica é algo totalmente inovador, permite que os alunos aumentem a sua criatividade e que eles desenvolvam a sua inovação e pensamento lógico. A partir desse momento, eles desenvolvem um pensamento crítico que podem desenvolver atividades diversas dentro da sociedade, como os indivíduos ativos dentro da nossa sociedade mariuara”, disse.
O evento também contou com a presença de professores como Adla Moura, orientadora de projetos do Colégio Suely Falcão, que compartilhou a evolução dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos para a Feira de Tecnologia.
“Este ano tivemos um recorde de participação, com 82 alunos envolvidos. O projeto que trouxemos busca resolver duas grandes questões enfrentadas pelo Brasil: a economia e a saúde. Os alunos criaram um protótipo de uma praça que gera energia por meio de exercícios físicos. Essa energia é armazenada e pode ser usada à noite”, afirma a professora.
No protótipo, quem praticar exercícios pode ainda ter descontos na conta de energia elétrica. “Isso é um exemplo claro de como os alunos estão engajados e buscando soluções sustentáveis e criativas para problemas reais”, completou Adla Moura.
A secretária municipal de Educação, Viviana Fontinelle fez questão de parabenizar os estudantes e reforçou o impacto de iniciativas como a FETEDMA. “É muito especial ver tantos alunos envolvidos, transformando este dia em um momento festivo. Aqui estes alunos têm a oportunidade de apresentar seus projetos e aprender de forma prática e divertida. Parabéns a todos os professores e a todos os jovens envolvidos nessa experiência única.”
Além da III Feira de Tecnologia Educacional de Marituba (FETEDMA) e do III Torneio de Robótica, a Semed também promove a 1ª edição do E-JEM, uma versão eletrônica dos Jogos Estudantis de Marituba, que promete atrair os amantes de games com disputas nas modalidades Battle Royale (Call of Duty Mobile), Esportes (Just Dance e FIFA) e Fighting (Injustice).
A III Feira de Tecnologia Educacional de Marituba (FETEDMA), o III Torneio de Robótica e a 1ª edição do E-JEM seguem até sexta-feira (29), das 8h às 20h, com uma programação repleta de atividades.
Na ocasião, a Semed realizou ainda a premiação dos alunos que alcançaram o primeiro, segundo e terceiro lugar na 3ª Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática de Marituba (OLIPMMA). Os alunos foram reconhecidos e premiados junto aos seus professores nas modalidades 5º ano, 9º ano e 4ª etapa do EJA.
Da Redação Comus
Fotos: Ary Brito
Galeria