Marituba dá início às aulas de 2021, com nova rotina escolar

Por enquanto, os alunos da rede municipal estão cumprindo atividades remotas

Marituba já começou a ministrar aulas para os alunos da rede pública municipal, de maneira remota, no ano letivo de 2021. Por conta da pandemia do novo Coronavírus, a rotina escolar está sendo diferente e observa as medidas restritivas para enfrentamento da Covid-19 e os cuidados necessários à segurança de professores e alunos.

A secretária de Educação, Eny Leite, explica que os encontros são virtuais e alerta que qualquer mudança nos números de telefones dos responsáveis deve ser comunicada nas secretarias dos estabelecimentos de ensino.“Os alunos e responsáveis devem atualizar seus contatos na escola, para que possamos divulgar datas, prazos, fazer os informes devidos, via telefone ou WhatsApp. Então, pedimos a atenção de todos para as comunicações que estaremos fazendo ao longo do ano letivo. A família deve ser nossa parceira nesse processo”, alertou a titular da Semed.

A secretária municipal de Educação, Eny Leite

Ela lembrou ainda que no período de 22 a 24 de fevereiro, a Semed promoveu uma jornada pedagógica, um webinário, transmitido pela web, que proporcionou a preparação de gestores e professores para essa nova etapa. Além disso, um outro treinamento ocorreu no prédio da Semed, no período de 09 a 12 de fevereiro, voltado a coordenadores e secretários das escolas  para aprendizagem da plataforma Geweb, que será utilizada na execução do Projeto Pedagógico das escolas, durante a pandemia. Por meio dessa plataforma, o aluno acessa as atividades, recebe orientações, avaliações e registra sua frequência.

Segundo a diretora de ensino da Semed, Rosiane Monteiro, nesse primeiro momento, os alunos passarão por uma avaliação. “Os primeiros quinze dias de aula serão de avaliação e nivelamento dos alunos, isso é necessário para ver o que esses alunos conseguiram acompanhar no ano de 2020 e termos um ponto de partida”, destacou.

Serão utilizadas ainda as redes sociais para essa comunicação com os alunos. Estes deverão apanhar periodicamente os cadernos de atividades nas escolas e obedecer ao prazo de entrega, para não haver prejuízo nas avaliações, pois nem todos têm acesso à web. A merenda escolar será distribuída periodicamente, com um calendário pré-estabelecido de distribuição, obedecendo ao turno no qual o aluno está matriculado. Mais informações podem ser obtidas no portal marituba.matriculasweb.com.br.

Marituba conta com 71 escolas e cerca de 25 mil alunos matriculados na rede.

Texto: Rosa Borges

Fotos: Ary Brito