Marituba cria Companhia de Desenvolvimento Industrial

Será empossada nesta sexta-feira, 16, às 14 horas, a primeira diretoria da Companhia de Desenvolvimento Industrial de Marituba (Codim), integrada a Prefeitura Municipal e que será o órgão responsável pelo futuro Distrito Industrial do Município que tem previsão de início de funcionamento para o final de 2017.

A diretoria Executiva será composta de seis membros, sendo um Diretor Presidente, um Diretor Técnico/Administrativo, um Diretor Financeiro, um Diretor de Indústria e Comércio, um Diretor de Meio Ambiente e um Diretor de Eventos.

A Codim tem por objetivos: exercer o intercambio permanente com os demais órgãos municipais, estaduais e federais, organismo internacionais, instituições financeiras, visando a execução de politica Municipal de Desenvolvimento Econômico; gerir o Fundo Municipal de Desenvolvimento Industrial (FMDI) – estabelecendo programas e prioridades para aplicações dos seus recursos; estabelecer diretrizes com vistas à implantação do Distrito Industrial e o desenvolvimento econômico do município; criar no âmbito de sua competência e com recursos disponíveis do FMDI ou outras fontes, programas e linhas de credito de interesse da economia local, além de realizar estudos visando à identificação das potencialidades e vocação da economia do munícipio.

O Distrito Industrial de Marituba abrangerá uma área de 432 hectares, no km 4 da alça viária. Estará dividido em quatro pólos: Logística, para atender transportadoras da Região Metropolitana de Belém; Movelaria (MDF, HDF e madeiras certificadas); Confecções; Produtos naturais (dendê, açaí, castanha do Pará e cacau, além de perfumarias) e um pólo para segmentos diversos destinados a micro e pequenos empreendedores do município.

Dentro do Distrito serão implantadas as Escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), um pólo da Universidade Federal do Pará (UFPA) e ainda abrigará um Centro de Convenções com capacidade para 500 pessoas e um parque de exposições, onde serão expostos os itens produzidos no local. De acordo com o futuro diretor presidente da Companhia, Edmilson Campos, esse parque de exposição é diferencial, pois no Pará não há um distrito com um espaço para expor os produtos que estão sendo fabricados.

A previsão é de que as obras iniciem em abril do próximo ano com conclusão prevista para novembro. O Distrito Industrial de Marituba terá suporte para receber aproximadamente 300 empreendimentos e deverá gerar 2 mil empregos diretos e indiretos.

Programação:

• Posse da Codim
  • Palestra: Marituba, cidade do futuro
  • Prefeito Mário Filho
  • Palestra: Pará Profissional
  • Maria Amélia Enriquez, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica  (Sectet)

Local: auditório da Emater. BR 316, próximo Praça Menino Deus.

Hora: 14 horas

img-20161214-wa0031