Marituba consolida estratégia para conter novo Coronavírus

Um documento bastante detalhado, com 32 páginas, contendo orientações gerais para servidores do município e para a própria população. Este é o Plano de Contingência Municipal de Enfrentamento à Doença pelo Coronavírus 2019, finalizado neste sábado, 21, pela Prefeitura de Marituba.

O trabalho foi realizado por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, envolvendo os setores de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Atenção à Saúde, Atenção Básica, Atenção Especializada e Saúde da Família. Estabelece protocolos, normas de atuação, obrigações e responsabilidades na estratégia de conter o avanço da pandemia que assusta o mundo. Os planos de contingenciamento municipais foram recomendados pelo Ministério Público do Pará, para serem elaborados em caráter de urgência.

O Plano de Marituba prevê ações de prevenção da contaminação e também protocolos de controle de possíveis casos suspeitos ao novo coronavírus e encaminhamento de casos confirmados. A Secretaria Municipal de Saúde já vem atuando, em consonância com a Secretaria de Saúde do Pará e de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.

O documento vai nortear as ações no município de Marituba, definindo objetivos e metas dos setores envolvidos no combate e prevenção à doença.

Dentre as atribuições enumeradas no Plano, estão a captura de rumores diante de casos suspeitos; a notificação de casos suspeitos; e análise das informações das unidades notificantes. Além disso, a coleta e envio aos laboratórios de referência de amostras clínicas de suspeitos para diagnóstico e/ou isolamento viral; a organização do fluxo de assistência diante de casos suspeitos de infecção por COVID-19, o que inclui regulação de casos; a ampla divulgação de informações e análises epidemiológicas sobre a doença.

O contingenciamento também trata da gestão dos insumos no município e da capacitação de recursos humanos para execução das ações de assistência e vigilância em saúde.

Com tudo isso, fica definida e consolidada a estratégia de Marituba para fazer frente aos casos da doença que já chegaram ao Pará, com risco de disseminação.