Marituba comemora Semana da Pátria com Ato Cívico e Hasteamento do Pavilhão Nacional

Ato cívico de hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal

A prefeitura Municipal de Marituba realizou, na manhã deste sábado (4), o Ato Cívico Alusivo à Semana da Pátria com  o Hasteamento das Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal. A cerimônia contou com a presença de 77 alunos, representantes das escolas 72 escolas municipais e cinco unidades especializadas de Marituba, além da Guarda Municipal e Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

O hasteamento da bandeira nacional foi realizado pela prefeita Patrícia Mendes, o pavilhão  estadual foi hasteado pelo presidente da Câmara, Allan Besteiro e o municipal foi hasteado pela vice-prefeita Rafaela Santa Rosa.

Alunos das escolas municipais e centros especializados participaram do momento

Durante esta manhã ensolarada puderam ser vistos vários rostos de crianças e adultos unidos com o mesmo olhar de amor a pátria e esperança por um futuro melhor. Como o pequeno João Antônio Simão, que esteve no ato representando a Unidade Municipal de Apoio à Síndrome de Down e Paralisia Cerebral (Umasd-Pc). “Estou muito feliz estar aqui hoje participando desse evento representando a Umasd”, disse.

Para coordenadora da Umasd-PC, Marta Oliveira, poder estar participando do ato cívico juntamente com um aluno da unidade é algo gratificante. “Dessa forma, a gente mostra que a educação especial está sendo inclusiva verdadeiramente. Apesar de ser um momento de pandemia, a gente está aqui, em quantidade reduzida e com todas as medidas de proteção, para lembrar e celebrar a nossa pátria”, afirma.

“Este é um momento muito importante para os alunos, a gente agradece muito a prefeitura por fazer questão desse momento de patriotismo para todos nós e que é muito importante para a formação dessas crianças”, disse Paula Brava, que esteve acompanhando a sua enteada Carla Falcão, representante da escola Inácio Rodrigues da Cunha. “É muito bom estar aqui hoje representando o meu colégio e comemorando a Semana da Pátria”, conclui a jovem.

Participaram do evento a prefeita, vice-prefeita e o presidente da câmara de Marituba

O presidente da Câmara Municipal de Marituba, Alan Besteiro, explica sobre a alegria de participar de eventos como esse. “Este é um ato de civismo que mostra o fortalecimento da nossa democracia”, ressalta.

“Sem duvida, a Semana da Pátria é uma data muito importante para nós. Pois é uma data em que a gente lembra dos heróis que doaram as suas vidas para que nós estivéssemos aqui defendendo com muita garra e honra a nossa bandeira e o nosso país”, disse a prefeita Patrícia Mendes.

“Infelizmente ainda estamos vivendo uma pandemia e não podemos fazer os grandes desfiles, mas sonhamos que nos próximos anos, com o avançar da vacinação, a gente possa ir para as ruas comemorar esse momento”, explica.

Texto: Comus Marituba

Fotos: Ary Brito