Marituba comemora conquistas na Segurança Pública em 2023

0

O município de Marituba, localizado na Região Metropolitana de Belém (RMB), testemunhou uma reviravolta marcante em seus indicadores de criminalidade.

Nos últimos anos, as estatísticas de crimes violentos e delitos graves apresentaram uma tendência descendente, sugerindo uma melhoria substancial na segurança pública, no município.

Coronel Viana comenta que os resultados estão aparecendo

Segundo o secretário de Segurança de Marituba, Janderson Viana, esses avanços se dão graças a melhora na infraestrutura, como praças, ruas e iluminação pública que trouxeram melhores condições de vida à população.

A Guarda Civil Municipal recebeu investimentos

Ele destaca também que o trabalho integrado com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e todo os investimentos do Governo do Estado na segurança pública no município acabaram por refletir nestes números.

Um destes investimentos foi a criação da Usina da Paz de Marituba, inaugurada em março de 2022. De acordo com relatório da Segup, os bairros assistidos pelo Programa reduziram, em média, 60,4% os crimes de roubo, e 39,13% os crimes violentos letais e intencionais (CVLI), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal. Os números são referentes ao primeiro semestre deste ano, comparados ao mesmo período do ano passado.

O relatório aponta que em Marituba, somente no primeiro semestre de 2023, no bairro Centro, teve uma redução de 33,3% nos números da criminalidade. Já em relação aos crimes violentos letais e intencionais, a redução foi de 75% no bairro Centro, em Marituba.

A Usipaz Nova União em Marituba

Esses números levaram Marituba a descender na colocação do ranking das cidades mais violentas do Brasil. Em 2011, o município se encontrava em 8º lugar neste ranking, em 2023 esta colocação passou para o 50º lugar.

Por outro lado, de janeiro a novembro, nos bairros União e São Francisco, foi registrado um homicídio, enquanto em 2022 foram registrados 04, uma redução de -75%.

“Quando uma gestão municipal trabalha com compromisso com a qualidade de vida e integrada com o Governo do Estado, os resultados com certeza aparecem”, destacou o titular da Sesped.

O investimento em infraestrutura pode melhorar a segurança pública de diversas maneiras

Investimento no social – Desde 2021, já foram asfaltados mais de 180 quilômetros de vias públicas em Marituba, assim como já foram entregues 06 praças à população através do programa “Transformar para Viver Bem”.

Também já foram reformadas duas praças. Além das novas praças o programa também pretende revitalizar todas as 24 existentes em Marituba.

No que diz respeito a iluminação pública, mais de 5 mil pontos de luz já foram instalados. “O investimento em infraestrutura pode melhorar a segurança pública de diversas maneiras, uma Iluminação adequada reduz locais propícios para atividades criminosas, aumentando a visibilidade e a segurança, assim como a melhora das vias de acesso e a mobilidade facilitam o acesso rápido das forças de segurança a diferentes regiões, agilizando as respostas a emergências”, destacou o secretário.

Projeto Guarda Mirim já formou mais de 100 alunos

A Prefeitura também está investindo em prevenção, através da Sesped, aumentando o contingente da Guarda Civil Municipal para 80 agentes e investindo em equipamentos e capacitação, assim como está viabilizando a realização de concurso público para novos agentes. Na página da prefeitura já foi publicado o perfil profissiográfico para o cargo.

Janderson conclui que a Sesped também implantou a Ouvidoria da Segurança Pública e Corregedoria da Guarda Civil Municipal e desenvolve projetos de prevenção como a Guarda Mirim que consiste em desenvolvimento de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e multidisciplinares, estimulando o senso de cidadania, responsabilidade, ordem unida, disciplina e formação do caráter dos alunos.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito e Fernando Nobre

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade