Dentro das comemorações pelos 28 anos do município de Marituba, a prefeita Patrícia Alencar assinou, na tarde da segunda-feira (19), quatro ordens de serviço de fundamental importância para a área da saúde no município.

A assinatura ocorreu durante a inauguração do auditório “ACS JOELMA MARIA DA S. OLIVEIRA TEIXEIRA”, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que tem capacidade para 200 pessoas e servirá para a realização de eventos e capacitações no município.

O auditório homenageia a servidora municipal que exerceu a função de ACS por 14 anos e que foi vítima da Covid-19 durante o pico da pandemia. A inauguração contou com a presença de Elza Maria da Silva, mãe da servidora homenageada que recebeu um certificado pelos relevantes serviços prestados ao município por Joelma.

O auditório fica localizado na Estrada da Pirelli, ao lado da Unidade de Saúde Teófilo Carneiro, no bairro Nova Marituba.

Prefeita Patrícia Alencar assinou quatro ordens de serviço

Durante a inauguração, Patrícia Alencar assinou ordem de serviço para a reforma do Centro de Especialidade Odontológica (CEO), para a implantação de Sala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Urgência e Emergência Augusto Chaves, para a reforma do Centro de Diagnósticos Ignácio Cury Gabriel e para a reforma da Unidade de Saúde da Família Haifa Gabriel, no bairro do Almir Gabriel.

A ordem de serviço para a reforma do CEO contempla o Laboratório Regional de Saúde Dentária, sala de raio X odontológico, sete consultórios odontológicos, nova sala de esterilização de materiais, ampla recepção e central de resíduos sólidos. O objetivo da reforma é a ampliação dos atendimentos na área odontológica em Marituba.

Elza Silva, mãe da servidora homenageada estava presente na inauguração

A ampliação da UTI no Hospital Augusto Chaves contempla cinco leitos de UTI com rede de gases medicinais adequada, e com as condutas de segurança biológica, química e física, ocupacional e ambiental de acordo com as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Já a reforma da Unidade de Saúde da Família Haifa Gabriel contempla o consultório médico, recepção, consultório de enfermagem, banheiros, sala de vacina, consultório odontológico, sala de curativo e sala de coleta de Papanicolau.

Secretário Alexandre Cardoso destaca que a Saúde vem apresentando resultados expressivos

Para a prefeita não há investimento maior do que investir na vida das pessoas. Com esses investimentos Marituba busca zerar o déficit da saúde encontrado pela atual gestão ao receber a prefeitura em 2020. “Sem saúde ninguém consegue viver”, destacou a prefeita.

“Tudo o que fazemos, nós fazemos com amor e é por isso que a cada dia buscamos investir mais na saúde das nossas famílias. Este é um dos maiores presentes que a população de Marituba pode receber, além de todos os investimentos em educação e infraestrutura que estaremos entregando durante toda esta semana de comemoração”, ressaltou Patrícia Alencar.

Auditório com capacidade para 200 pessoas servirá para eventos e capacitações do município

Para o secretário municipal de Saúde, Alexandre Cardoso, Marituba está apresentando resultados muito positivos na atual gestão. Ele destacou que a cobertura de atenção básica no município saltou de 43% para 63%.

“Hoje, mesmo com as grandes dificuldades estamos conseguindo alavancar a saúde do município fazendo novas obras. Nós estamos implantando hoje a sala de telemedicina que representa um grande avanço e através da qual vamos expandir o numero de atendimentos com médicos especializados para a população. É uma forma de acesso à saúde como não se tinha até então”, explicou o titular da Sesau.

Alexandre também destacou que desde o início do ano já foram realizadas mais de 60 mil consultas na rede de saúde municipal. Ele também destacou a inauguração da ala pediátrica do Hospital Augusto Chaves, além da aquisição de três aparelhos de Raio X e a implantação do piloto da sala de Telemedicina em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Hospital Albert Einstein.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito