Marituba celebra o Dia Mundial da Educação com avanços e investimentos 

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Educação é prioridade na gestão Patrícia Mendes.

Nesta quinta-feira, 28 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Educação. A data foi criada há 22 anos durante o Fórum Mundial da Educação, por representantes de 165 países, para desenvolvimento e melhorias da educação básica até 2030.

A educação, em Marituba, mais do que nunca, merece ser celebrada, pois, há 15 meses, encontra-se em outro nível, oferecendo para 24.121 mil alunos matriculados em 68 escolas da rede municipal de ensino, divididos em educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA) serviço de grande relevância social, que há anos aguardavam por avanços e melhorias. Em um curto espaço de tempo, a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem trabalhado para transformar a realidade da educação no município.

A valorização dos 3.186 profissionais da educação, sobretudo dos professores que, em pouco tempo, tiveram melhorias financeiras e estruturais, além de serem ouvidos quando precisam falar de suas necessidades para poderem desenvolver um bom trabalho educacional, é um destaque a ser comemorado.

“Na nossa gestão, a Educação é uma das maiores prioridades. Investimos em estrutura e num ensino de qualidade para nossos alunos e, com ajuda de nossos excelentes servidores e educadores, podemos contribuir para a formação de uma sociedade melhor e mais igualitária. A Educação tem Força para Transformar o mundo”, destaca a prefeita de Marituba, Patrícia Mendes.

Professora de química, Rute Sousa

Hoje com o aperfeiçoamento das formações, dos projetos pedagógicos e dos assessoramentos, os departamentos exercem suas atribuições com mais empenho, a exemplo dos projetos pedagógicos de iniciativa da Semed, pioneiros para elevação do ensino, como o projeto “Alfa em Ação” de alfabetização no tempo certo para tornar alunos em leitores e escritores; “Ideb A Todo Vapor” para elevar a nota do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que mede o nível de educação de cada município brasileiro e do projeto “Robótica na Escola”, cujo objetivo é estimular o interesse dos alunos do fundamental maior (6° ao 9° ano) de 25 escolas municipais para as carreiras científicas, sendo projeto pioneiro do segmento tecnológico na educação pública de Marituba. Ao todo, 915 alunos participam do projeto. Inovação e conectividade em prol da qualidade da educação.

“Um projeto voltado à robótica, no município de Marituba, deveria ser realidade há muito tempo, já que vivemos na era da automação. Muitos alunos sonham em ser engenheiros, cientistas da área química e física, e promover algo assim, nas escolas, traz esperança”, relata a professora de química, Rute Sousa.

Em 2022, a Prefeitura de Marituba entregou à população a Escola Municipal Doutor Renausto Amanajás, bairro Dom Aristides e Padre Marcos Schawalder, bairro Pedreirinha, totalmente reformadas e ampliadas. E, em breve, entregará a Escola Geracina Begot, bairro São João e, posteriormente, a Escola Maria do Carmo, bairro Santa Clara.

Atualmente 11 escolas encontram-se com obras de reforma e ampliação para manter suas estruturas funcionando de forma adequada e no padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação — FNDE, que incluem reforma da cozinha, das salas de aula, dos professores e administrativa; recuperação e construção de novos banheiros segundo a norma brasileira de inclusão, e a construção de quadras poliesportivas, cobertas, para desenvolvimento de atividades físicas e culturais.

Gisele é mãe de Vitória e Osiane.

Para a moradora do bairro Novo, Gisele Osana, que estudou na Escola Renausto Amanajás, em tempos sem qualquer perspectiva de melhorias, é uma satisfação matricular ter as filhas Vitória Daniele, 6 anos, e Osiane Daniele, 9 anos, matriculadas em uma escola bem estruturada e tão sonhada por todos. “A gente sempre quer o melhor para a educação dos nossos filhos. Estou muito feliz porque minhas filhas terão o que eu não tive: escola nova e mais digna”.

As escolas recebem ainda, de forma gradativa, Sistema de Vídeo Monitoramento Inteligente com câmera de reconhecimento facial, algo inédito nas escolas públicas de Marituba, que visa garantir conforto e segurança no ambiente escolar e entorno junto à comunidade local; que também recebem serviço de acompanhamento às famílias na escola para mediação de conflito com equipe multidisciplinar composta por psicólogo, pedagogo e assistente social.

Novo laboratório de informática da escola Renausto Amanajás

Até o momento, a Prefeitura entregou 237 novos computadores e 42 novas impressoras para as escolas municipais que não possuíam ou estavam com os equipamentos sucateados, e que estão sendo utilizados nas secretarias escolares para ampliar e agilizar o trabalho dos servidores, e nos laboratórios de informática para contribuir com a qualidade do ensino; realizou concurso para escolha de Projetos de Uniforme Escolar da Rede Municipal de Ensino, que, em breve, estará entregando gratuitamente para os alunos.

Para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), um olhar especial e humanizado que permitiu nesses 15 meses a implementação de 10 novas salas de aula multifuncionais. Atualmente são 37 salas de aula que prestam apoio especializado para aproximadamente mil alunos. Nas Unidades Integradas Especializadas funcionam os atendimentos pedagógicos, de reabilitação física e psíquica e de assistência social. Esse avanço para a educação especializada, em Marituba, será apresentado no congresso Porto International Conference on Research in Education 2022 (Conferência Porto Internacional de Investigação em Educação 2022), no próximo mês de julho, em Portugal, com o tema “Diálogos Formativos e Práticas Inclusivas: um estudo sobre a gestão na educação especial no município de Marituba”, um dos três artigos aceitos em dois congressos europeus, da Doutoranda em Comunicação, Linguagens e Cultura, Elziene Nascimento.

A Secretária Municipal de Educação de Marituba, Eny Leite, avalia que todas essas conquistas só elevam o nome de Marituba para torná-la referência e reconhecida pela qualidade da educação. Aqui tem trabalho, dedicação e perseverança para que Marituba se torne uma cidade conhecida nacional e internacionalmente como uma cidade educadora, disse.

Merenda escolar: Frango, arroz e feijão

A gestão tem oferecido ainda, aos alunos, alimentação adequada e saudável, um direito básico que obteve significativo avanço através das proteínas frango e carne disponibilizadas semanalmente no cardápio escolar, respeitando a cultura alimentar dos alunos com alimentos como a pupunha, fruto típico da região amazônica. No período da pandemia foram distribuídos regularmente kits de alimentos visando garantir alimentação dos alunos e seus familiares em um período difícil para alguns.

Desenvolve nas escolas, por meio da educação ambiental, projeto de horta orgânica para alimentação saudável, projeto que teve sua aplicabilidade restaurada ao ser retomado pela Semed e que atualmente se faz presente em 21 escolas, sendo 9 delas com estufas.

No último mês de março, Marituba foi contemplada pelo programa do governo do Estado “Creches Por Todo o Pará”, que visa, de forma imediata, a construção de creches em diversos municípios do Estado. Por seu elevado número populacional, o município será contemplado com duas creches. E, por meio do Programa “Dinheiro Direto na Escola”, do Ministério da Educação (MEC), outros programas como “Inovação Educação Conectada”, “Brasil na Escola”, “Tempo de Aprender” e “Programa Nacional do Livro Didático”, a Semed reforça o compromisso da gestão municipal com a aplicabilidade e o bom uso dos recursos públicos.

A gestão municipal segue trabalhando de forma otimista para elevar o nível da educação, a base para uma sociedade próspera, justa e igualitária.

Texto: Ascom Semed

Fotos: Tchelo Figueiredo, Vitor Dagort e Patrik Silva

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