Marituba celebra Dia Nacional da Saúde focada nos cuidados com a população e os servidores

A roda de conversa teve como tema a saúde dos servidores e colaboradores da Sesau

Neste dia 05 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Saúde. A data marca o nascimento de Oswaldo Cruz, médico sanitarista, que viveu durante um período de várias epidemias: febre amarela, peste bubônica, malária e varíola, e, para conter as epidemias, divulgou métodos que incentivaram o isolamento dos doentes, notificação dos casos e captura dos vetores, além de incentivar a produção de vacinas no Brasil.

Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde de Marituba (Sesau) organizou uma manhã voltada à atenção e aos cuidados com a saúde dos seus servidores e colaboradores, por meio de uma roda de conversa.

“Realizamos esse encontro porque é importante falar sobre a data de hoje, o Dia Nacional da Saúde. Estamos fazendo história para a humanidade no pós-pandemia. Cuidamos da saúde de outras pessoas e devemos pensar na nossa saúde também”, afirmou a secretária de saúde, Renata Novaes, durante a abertura do encontro.

A nutricionista Yvana Lobato falou sobre alimentação saudável

Durante a roda de conversa, os profissionais tiveram um momento para realização de exercícios de respiração e alongamento com o fisioterapeuta Jailson Oliveira e receberam dicas sobre alimentação saudável da coordenadora da Nutrição da Sesau, Yvana Lobato. “Uma alimentação saudável requer equilíbrio. É necessário consumir uma quantidade de nutrientes, vitaminas e minerais no decorrer do dia para o bom funcionamento do organismo e é através dessa alimentação que se tem qualidade de vida”, disse a coordenadora.

Assim como no período de existência do médico Oswaldo Cruz, nos últimos dois anos, o mundo vive um período de pandemia, desta vez provocada pela Covid-19. No município, os esforços para conter os avanços da doença são grandes. Foram criadas salas especiais para atender pessoas acometidas pela doença no Hospital de Urgência e Emergência Augusto Chaves e na Unidade de Pronto Atendimento Eládio Soares (UPA) e no período de maior pico da doença foi criado um ambulatório para atender casos leves e moderados da Covid-19 com o intuito de desafogar o atendimento no Hospital e UPA de Marituba.

Um dos grandes esforços da Prefeitura de Marituba no momento é em relação à vacinação contra a Covid-19

No momento atual, os esforços da Prefeitura estão voltados para a imunização contra a Covid-19. “Vivemos em um tempo de pandemia e a nossa maior preocupação neste momento é prevenir as pessoas contra o Coronavírus. Por isso, continuamos vacinando pessoas sem comorbidade no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) e grupos específicos nas unidades de saúde, conforme as doses recebidas do Estado”, ressalta o diretor da Vigilância em Saúde, Thiago Santana.

“A sensação que tenho é de alívio em saber que agora tenho uma proteção a mais contra a Covid-19. Uma doença que tirou a vida de tantas pessoas de várias faixas etárias e de diferentes classes sociais”, disse a estudante universitária Geisiane Miranda, 25 anos, após receber a primeira dose da vacina contra Covid-19, na última quarta-feira.

Dia da Farmácia – Também neste dia 05 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Farmácia, cuja origem pode ser marcada desde o século X visando o desenvolvimento e fabricação de remédios para curar ou aliviar a doenças.

Em Marituba, a gestão atual instalou o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (HÓRUS) que possibilita identificação em tempo real dos estoques das centrais de abastecimento farmacêutico e rastreamento dos medicamentos distribuídos.

“A gente usa o Hórus como uma ferramenta na gestão do controle de estoque de medicamentos e materiais técnicos. Ele contribui para diminuir perdas de medicamentos e na distribuição para as unidades e, assim, possibilitar maior qualidade no atendimento aos nossos munícipes”, explica o coordenador de Assistência Farmacêutica, Darivaldo Neri.

Texto: Aline Carvalho – Ascom Sesau

Fotos: Wendell Santos e Aline Carvalho