Marituba celebra dia histórico para educação pública do município

0

“Estou muito feliz com tudo o que está acontecendo e com as melhores expectativas para volta às aulas”

Reafirmando apreço pela educação pública, a Prefeitura Municipal de Marituba, entregou à população, no fim da tarde de ontem, 16 de fevereiro, a conclusão das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Renausto Amanajás.

A reinauguração da escola representa dia histórico para a educação pública de Marituba, pois há quase três décadas o ambiente escolar aguardava por reforma e ampliação que viabilizassem o básico: uma quadra poliesportiva para atividades físicas, por exemplo.

“Hoje a educação de Marituba está em outro patamar. Muito me honra entregar ao nosso município uma escola com estrutura digna, pois sonhamos e trabalhamos para que a educação do nosso município seja valorizada e reconhecida”, disse a representante do executivo, Patrícia Mendes, durante seu discurso.

Prefeita de Marituba, Patrícia Mendes e a Secretária de Educação de Marituba, Eny leite

As obras iniciadas em outubro de 2021, incluíram reforma da cozinha, do auditório, das salas de aula, dos professores e administrativa; pintura externa nas cores azul, vermelho e branco (cores da bandeira de Marituba) e interno com cores claras; trocas e reparos nos telhados e esquadrias (janelas, portas e portões), reparos e adequações nas instalações elétricas deixando a escola mais iluminada; manutenção dos pisos, recuperação e construção de novos banheiros de acordo com a norma brasileira de inclusão, e a realização da tão sonhada quadra poliesportiva, coberta, para desenvolvimento de atividades físicas e culturais.

“A Prefeitura de Marituba está melhorando o ambiente escolar para levar conforto e qualidade para os alunos. Além disso, as reformas impactam na paisagem da cidade, e com a modernização e padronização das fachadas das escolas podemos ver a transformação”, pontua a Arquiteta e Urbanista, Cláudia Lopes.

A tão aguardada quadra poliesportiva

A atual reforma é a mais significativa que a escola recebe desde sua fundação, no atual endereço, em 1980. Com capacidade para atender até 800 alunos nos turnos manhã, tarde e noite, a escola conta com 12 salas de aula climatizadas que atenderão alunos do 1º ao 9° ano do ensino fundamental e educação de jovens e adultos – EJA – de 1ª a 4ª etapa.

No campo pedagógico, cultural, lazer e entretenimento, a instituição ofertará aulas de dança, teatro, futsal e outras práticas voltadas à cultura, trazendo mais dignidade e cidadania para alunos e comunidade em geral.

12 salas de aula climatizadas para atender demanda de até 800 alunos

“Como educadora ressalto a relevância da escola para construção de muitos saberes. Aqui tem trabalho, dedicação e perseverança para que Marituba se torne uma cidade conhecida nacionalmente como cidade educadora”, afirmou a Secretária Municipal de Educação de Marituba, Eny Leite.

Felipe dos Santos, aluno do 5° ano, era só animação com a nova realidade da escola. “Estou muito feliz com tudo o que está acontecendo e com as melhores expectativas para volta às aulas”, disse maravilhado.

Aluno do 5° ano, Felipe dos Santos

Para a moradora do bairro Novo, Gisele Osana, que estudou na Escola Renausto Amanajás, em tempos sem qualquer perspectiva de melhorias, é uma satisfação matricular as filhas Vitória Daniele, 6 anos, para cursar o 1° ano, e Osiane Daniele, 9 anos, para cursar o 4° ano, em uma escola bem estruturada e tão sonhada por todos.

“A gente sempre quer o melhor para a educação dos nossos filhos. Estou muito feliz porque minhas filhas terão o que eu não tive: escola nova e mais digna”, disse.

Ex aluna da escola, Gisele Osana com as filhas devidamente matriculadas na nova Renausto Amanajás

Segundo o gestor da escola, Luciano Soares, a antiga Renausto não oferecia espaço digno para que alunos e servidores pudessem usufruir de forma prazerosa. Agora, “a população não ganha apenas uma nova escola, ganha humanização, investimento e valorização da educação”, disse o gestor.

A escola recebe alunos do 1º ao 9° ano do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos – EJA – de 1ª a 4ª etapa.

A festa da educação pública de Marituba contou com a presença da vice-prefeita de Marituba, Rafaela Santa Rosa; dos secretários municipais e vereadores de Marituba; da deputada estadual, Nilse Pinheiro; da ex-prefeita de Vigia, Camille Vasconcelos e da ex-prefeita de Primavera, Renata Souza; do diretor da congregação Pobres Servos da Divina Providência, padre João Pilotti; da banda do corpo de Bombeiros Militar do Pará e da banda casa da cultura.

Também se fizeram presentes os trabalhadores da construção civil que atuaram incansavelmente para a realização da nova escola Renausto Amanajás : mestre de obra, pedreiro, soldador, eletricista, pintor, encanador, servente e encarregado da obra.

“Foi uma satisfação ter trabalhado na reforma da escola que estudei”, disse o eletricista André Silva, de 37 anos.

Trabalhadores que atuaram nas obras de reforma e ampliação da Escola Renausto Amanajás

O momento também contou com apoio da Dirtrans e Diretran de Marituba, e da Polícia Militar do 21° batalhão – Marituba.

Da Redação Comus

Fotos: Tchelo Figueiredo, Patrik Silva e Vitor Dagortz.

Galeria

    

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade