A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta sexta-feira (23) um evento especial em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A programação foi realizada no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e reuniu usuários, profissionais de saúde e convidados em um momento de reflexão, trocas e valorização do cuidado em liberdade.

O evento teve como destaque a exposição de trabalhos desenvolvidos nas oficinas terapêuticas oferecidas pela unidade com produções artísticas que foram apresentadas pelos próprios usuários do serviço, reafirmando a potência criativa e os vínculos construídos ao longo dos acompanhamentos.
“Hoje é um dia alusivo à luta antimanicomial, onde reunimos os dois CAPS para falar da importância do cuidado em liberdade. Trouxemos uma manhã de exposições com as atividades que eles produzem nas oficinas terapêuticas, além de um momento de confraternização. E tudo isso feito por eles mesmos, com muito carinho e dedicação”, destacou Lucas Modesto, coordenador municipal de Saúde Mental e da Pessoa com Deficiência.

Durante a programação, os usuários também puderam compartilhar suas experiências com o serviço. Para Maria Lúcia de Oliveira Corrêa, de 49 anos, o acolhimento no CAPS AD tem sido um divisor de águas:
“Está sendo uma experiência muito boa porque aqui eu sou bem recebida, sou bem tratada. Os colaboradores são muito educados, tratam a gente com respeito, com carinho, com amor — e é isso que a gente precisa. Porque lá fora, na rua, a gente não tem nada disso: tem desprezo, tem preconceito. Aqui dentro, não. Aqui a gente é tratado com amor. Quando a gente está passando por alguma dificuldade e pede ajuda, eles sentam com a gente, escutam, cuidam. Eu gosto muito daqui. Quero continuar. Aqui é muito, muito bom. As pessoas são muito legais.”

O CAPS AD é uma unidade especializada no atendimento a pessoas em sofrimento psíquico associado ao uso nocivo de álcool e outras substâncias. Em Marituba, o serviço conta atualmente com cerca de 1.500 prontuários ativos, oferecendo acolhimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
A luta antimanicomial, que culmina no Dia Nacional da Luta Antimanicomial em 18 de maio, é um movimento social e político que visa transformar o modelo de tratamento de pessoas com sofrimento mental, defendendo a desinstitucionalização e a garantia dos direitos humanos. Este movimento busca romper com a lógica dos manicômios, que historicamente isolavam e marginalizavam pessoas em sofrimento psíquico.
Secretaria de Comunicação de Marituba
Fotos: Rafael Victor Fernandes