A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou na última sexta-feira (05), uma capacitação para profissionais de saúde visando capacitá-los para identificar os primeiros sinais da Monkeypox – doença conhecida como Varíola do Macaco –, além de identificar a forma de transmissão, período de encubação e tratamento para a doença.

Médico infectologista Alessandre Guimarães

Marituba foi o primeiro município do Estado do Pará a realizar a capacitação sobre a Monkeypox para todos os seus profissionais de saúde em geral tanto da média e alta complexidade quanto da atenção primária. A capacitação foi realizada pelo médico infectologista, Dr. Alessandre Guimarães.

Durante a capacitação os profissionais foram orientados a ficar em alerta para a identificação de pessoas que se enquadre nas definições da doença e que realizem a notificação imediata para que a investigação possa ser realizada o quanto antes. “Nós abordamos as questões clínicas e o fluxo que Marituba vai seguir caso seja identificado algum sinal da doença”, disse o diretor de Atenção à Saúde, Victor Cunha.

“Caso apareça algum sinal como mancha, febre, dor de cabeça a pessoa pode procurar tanto os serviços de emergência do munícipio como a UPA ou hospital Augusto Chaves ou até mesmo uma unidade de saúde. Caso o médico verifique que é um caso suspeito da doença a vigilância sanitária será acionada para realizar o teste na residência da pessoa”, concluiu.

Saiba mais sobre a Monkeypox:

TRANSMISSÃO

A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A transmissão do vírus pode ocorrer também através de fluídos corporais. A transmissão da doença termina quando as lesões em forma de crostas desaparecem e a pele esteja íntegra.

PERÍODO DE INCUBAÇÃO

O período de incubação da Monkeypox é geralmente de 6 a 13 dias, podendo chegar a 28 dias.

SINAIS E SINTOMAS

Os sinais e sintomas iniciais clássicos incluem febre súbita, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios, exaustão e erupções cutâneas que passam por diferentes estágios que ocorrem entre um e três dias após os sinais e sintomas iniciais.

TRATAMENTO

O tratamento da Monkeypox é baseado em medidas de suporte com o objetivo de aliviar sintomas, prevenir e tratar complicações e sequelas. Não existe tratamento específico, os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente.

Da redação Comus

Fotos: Ary Brito