Marituba capacita merendeiras da rede escolar

Boas práticas de manipulação dos alimentos será tema da capacitação voltada para as merendeiras e para os gestores das escolas municipais e conveniadas de Marituba. Promovido pelo Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o evento vai qualificar cerca de 500 merendeiras, que devem participar do treinamento no período de 13 à 17 de julho em diferentes escolas e creches do município.

No treinamento serão abordados temas como a higiene dos alimentos, a higiene ambiental e pessoal, além de normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Segundo a coordenadora do DAE/Semed, Karoline Martins, a ação vai contribuir para a formação de manipuladores de alimentos, que nas escolas também são conhecidas  como merendeiras. “Pretendemos capacitar ainda mais esse profissional, tendo em vista a sua importante função na alimentação escolar, além de colaborar diretamente com a saúde do aluno” declara Karoline.

Um primeiro treinamento foi realizado em novembro do ano passado, quando foram capacitados 400 funcionários ligados direto e indiretamente à alimentação escolar. Ainda segundo a diretora do DAE, o segundo treinamento é fundamental para a reciclagem do aprendizado dos funcionários. “O diferencial desse segundo treinamento é que as práticas de degustação e preparação serão elaboradas por estudantes de Tecnologia de Alimentos”, diz ela, sobre a parceria feita com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), campus de Castanhal.