Marituba assina decreto em conjunto com o Governo do Estado e municípios da RMB para conter a pandemia do Coronavírus

A prefeita Patrícia Mendes durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (28), no Palácio dos Despachos

A prefeita de Marituba, Patrícia Mendes, participou, no Palácio dos Despachos, em Belém, no final da manhã desta quinta-feira (28), da assinatura de um decreto conjunto entre os municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB) e o Governo do Estado, com vistas a implantar novas medidas restritivas na região para conter o avanço da pandemia do Coronavírus.

Entre outras medidas, o decreto proíbe a venda de bebidas alcoólicas em quaisquer estabelecimentos, incluindo supermercados, a partir das 22 horas. Também mantém proibido o funcionamento de bares, casas de shows, boates e similares e suspende os feriados em todo o Estado. O documento ainda veda a presença de público em praias e balneários às sextas, sábados, domingos e segundas-feiras.

O decreto tem vigência inicial de 15 dias, a partir desta sexta-feira (29), podendo ser revalidado ou revogado, de acordo com a evolução do contágio pelo Coronavírus.

Na ocasião, o governador do Estado, Helder Barbalho, também anunciou a mudança no bandeiramento das regiões do Estado, alterando de amarela para laranja em todas as regiões, com exceção do Baixo Amazonas, que continua vermelha, a qual sinaliza o maior risco de contágio para o novo Coronavírus.

“Com esse decreto, visamos conscientizar a população de que o número de casos tem aumentado. Precisamos nos precaver, usar máscaras, fazer a higiene das mãos, para que não soframos o mesmo que o Estado do Amazonas vem sofrendo e para que não tenhamos um novo lockdown”, destacou a prefeita Patrícia Mendes.

Até esta quarta-feira (26), Marituba contabilizava 1.784 casos confirmados de Covid-19 no município, com 85 óbitos e 1.600 pessoas consideradas recuperadas.