A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (10), a apresentação pública do Plano Municipal de Saúde 2026-2029. O encontro marcou um momento de transparência e diálogo com a sociedade, reafirmando o compromisso da gestão em planejar de forma estratégica e participativa o futuro da saúde no município.
O plano é a principal ferramenta de gestão na área da saúde para os próximos quatro anos e tem como objetivo organizar prioridades, estabelecer metas, orientar investimentos e garantir avanços na qualidade dos serviços ofertados à população.
A programação contou com uma palestra magna sobre os novos indicadores da Atenção Primária à Saúde, ministrada pela assessora de Políticas de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública, Cléa Calandrine.
Um dos destaques do Plano Municipal de Saúde 2026-2029 é a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porte 5, nos bairros Viver Melhor e Haifa Gabriel, que terão capacidade ampliada e infraestrutura moderna para atender de forma mais ágil e digna a população em crescimento. Outro ponto importante é a implantação do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS i), voltado ao atendimento especializado em saúde mental de crianças e adolescentes, garantindo acompanhamento multiprofissional e integração com a rede de proteção social
Para a secretária municipal de Saúde, Vitória Moura, um plano de saúde bem estruturado é fundamental para garantir a eficiência dos serviços oferecidos à população. “Ele nos ajuda a direcionar os recursos públicos, priorizar ações estratégicas e avançar na consolidação de uma rede de saúde cada vez mais humanizada e resolutiva para os maritubenses”, destacou a gestora.
Secretaria Municipal de Saúde
Fotos: Divulgação