Marituba abre Semana do Meio Ambiente em Solenidade na Sede Municipal

0

A semana de Meio Ambiente de Marituba foi aberta nesta segunda-feira (04), na sede da Gestão Municipal. Na ocasião, a prefeita Patrícia Alencar e autoridades municipais participaram do hasteamento da bandeira, plantaram uma muda de umari, árvore que dá nome ao município, e participaram de um abraço simbólico ao meio ambiente.

Prefeita Patrícia Alencar e Renata Novaes durante a abertura

Durante toda a semana, a Semana do Meio Ambiente traz inúmeras atividades, com eventos que vão desde a orientação ambiental até a castração de animais. A programação se estende até o 7 de junho e tem como objetivo promover a conscientização e a participação da comunidade em práticas sustentáveis.

A prefeita Patrícia Alencar destacou que iniciativas que protejam o meio ambiente, promovam a educação ambiental, a saúde pública e a economia local beneficiam o município de Marituba como um todo.

A Sede Municipal recebeu o evento de abertura

“A implantação de políticas de sustentabilidade é um marco de nossa administração e o trabalho não para. Desta forma contribuímos com um meio ambiente mais sustentável para nossas futuras gerações.Na Semana do Meio Ambiente, celebramos cada uma dessas conquistas e reforçamos nosso compromisso com um Marituba mais sustentável e consciente”, destacou a gestora.

O evento realizado pela Secretaria Municipal de meio Ambiente e Sustentabilidade de Marituba (Semmas) se insere nos eventos preparativos para a COP 30 que será realizada em 2025, na capital, e se agrega às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho.

Crianças apresentaram desfile de trajes sustentáveis

A programação prossegue hoje (04) com o I Rolê Ambiental na Feira Municipal de Marituba e no Mercado Simão Jatene. O evento visa integrar a comunidade local com ações de sustentabilidade.

A secretária de Meio Ambiente, Renata Novaes, ressalta que esta é uma semana muito especial que é comemorada no mundo inteiro.

” Vamos falar sobre meio ambiente, pensar sobre as questões ambientais, o que envolve as nossas atitudes. Pensar em como vamos fazer um país e um mundo economicamente ativo e economicamente produtivo sem fazer com que o meio ambiente sofra”, comentou Renata Novaes.

Fórum Ambiental Municipal – O dia 6 de junho marca o início do Fórum Ambiental Municipal, que será realizado no Instituto de Ensino da Segurança do Pará (IESP), na BR-316. O fórum inclui mesas redondas e palestras sobre protagonismo juvenil, sustentabilidade estratégias para a COP30 e a importância da economia circular e das cooperativas de catadores.

O Youth 20 FÓRUM MUDANÇAS CLIMÁTICAS E JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL será realizado no dia 07.
A programação começa às 8h com o credenciamento e vai até as 18h, com um coffee break e uma sessão de compartilhamento de ações, práticas e desafios ambientais.

A programação inclui palestras sobre a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na administração pública, educação e justiça ambiental, e quintais sustentáveis.

Pela tarde, grupos de trabalho discutirão e apresentarão propostas sobre os temas abordados. O evento termina com a apresentação de uma carta de propostas e uma apresentação cultural pelo Instituto Paraense de Educação e Arte (Ipearte).

Da Redação Comus

Fotos: Fernando Nobre

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade