Com o objetivo de discutir e buscar soluções para as climáticas, a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), abriu nesta quinta-feira (06), o Fórum Municipal Ambiental. O Fórum que compõem a programação da semana de meio ambiente segue até sexta-feira (07).
A justiça climática é considerada um eixo transversal do novo plano clima. Ações de adaptação em áreas como infraestrutura, habitação e saneamento podem ajudar a corrigir deficiências estruturais históricas, que atingem sobretudo as populações em situação de vulnerabilidade.
Para a secretária Municipal de Meio Ambiente, Renata Novaes, quando se fala em cuidar do Meio Ambiente, se fala no direito a vida e a possibilidade de futuro com qualidade para as próximas gerações.
“É com muito orgulho que o fórum ocorre no nosso município. Este fórum é um momento de construirmos e debatermos soluções para melhorias dos problemas ambientais. Marituba está pronta para a construção de um município sustentável’, afirma
O Gestor estadual dos projetos Inova Amazônia e Negócios de Impacto socioambiental no SEBRAE Pará, Renato Coelho, destaca que ações voltadas ao meio ambiente e a sustentabilidade têm tudo a ver com pequenos negócios.
“90% das empresas do nosso país são pequenas empresas e o Sebrae acredita que a adoção de ações sustentáveis pelos pequenos negócios são a base para o cuidado com o meio ambiente, por meio da produção, do descarte responsável e da noção de eficiência energética”, disse Renato Coelho.
“A prefeitura de Marituba recebeu duas premiações do prêmio Sebrae, Prefeito Empreendedor, então nos alegra muito fazer parte deste momento e colocamos o Sebrae a disposição para novas iniciativas”, completou.
A Prefeita de Marituba, Patrícia Alencar comenta que o município tem muito o que comemorar quando se fala em meio ambiente e sustentabilidade. “Por meio da Sedeter, Marituba ganhou o prêmio com o projeto Marituba verde desenvolvido por nossos técnicos, em parceria com o Sebrae, unindo três pontos: Desenvolvimento econômico, turismo e preservação ambiental”, disse.
“Em 2023 tivemos mais de 22 mil alunos desenvolvendo cursos de capacitação empreendedora como os cursos de observação de pássaros, de condução ambiental nas trilhas e cursos de hotelaria. Além disso, por meio da Sedap, estamos implantando foças sépticas, produzimos biofertilizantes, doamos mudas de árvores”, completou a prefeita de Marituba.
Em se tratando de cuidado com o meio ambiente Marituba conta ainda com projeto de coleta seletiva, projeto AuMigos – de cuidado animal –, fiscalização da poluição sonora, projeto de educação de hortas orgânicas escolares, projetos escolares de sustentabilidade, entre outros.
O Fórum Municipal Ambiental abre as discussões climáticas e ambientais vislumbrando a COP 30 que acontece em novembro de 2025 .
Da Redação Comus
Fotos: Fernando Nobre
Galeria