Marituba realiza, neste sábado (21), na Praça Matriz, a abertura Estadual do “Janeiro Roxo”, que chama a atenção da sociedade para os sinais e sintomas da hanseníase e a importância do diagnóstico precoce da doença.

A programação do Janeiro Roxo inicia às 08h e irá oferecer diversos serviços de saúde, entre eles: consultas médicas, dermatologia, saúde bucal, exames de PCCU, aferição de pressão arterial e glicemia, mensuração de peso e temperatura, testes rápidos para IST’s, vacinação e palestras sobre hanseníase.

A hanseníase pode ser adquirida por meio do contato com a pessoa doente que ainda não está em tratamento e pode ficar incubada por um período de 2 a 10 anos. A doença atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz podendo causar deformidades físicas que podem ser evitadas com o diagnóstico precoce. As pessoas em tratamento podem levar uma vida normal em seu cotidiano, além do mais a pessoa em tratamento não transmite a doença.

A coordenadora municipal do programa de controle da hanseníase, tuberculose e IST/AIDS, Nasaré Medeiros, conta que é importante se atentar aos sintomas como: manchas claras ou avermelhadas, perda de sensibilidade ou sensação de formigamento.

“Todas as nossas unidades de saúde de Marituba realizam atendimento e tratamento para a hanseníase e aqui no município ainda temos um reforço especial que é a URE Marcello Cândia”, explica.

Janeiro Roxo – O mês de Janeiro foi oficializado, em 2016, pelo Ministério da Saúde, como o mês para campanhas educativas sobre a doença, que também ganhou a cor roxa como cor oficial, daí falarmos hoje em “Janeiro Roxo”.

O Brasil tem ocupado, ultimamente, as primeiras posições no ranking dos países que mais registram casos novos de hanseníase em todo o mundo.

Da redação Comus

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade