Marituba abre a VIII Conferência Municipal de Educação

0

A secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), abriu nesta segunda-feira (13), a VIII Conferência Municipal de Educação de Marituba (CMEM 2023), com o tema “Educação sustentável e inclusiva: Uma gestão comprometida com a promoção da justiça social e os direitos humanos.

Mesa oficial de abertura da VII CMEM

A CMEM é a etapa que antecede a Conferência Estadual de Educação de 2023 e possui caráter deliberativo e apresenta um conjunto de propostas para subsidiar a apresentação e a implementação do novo Plano Nacional de Educação (PNE 2024-2034), no contexto da criação e implementação do Sistema Nacional de Educação (SNE), abrangendo, especialmente, a participação social, a cooperação federativa e o regime de colaboração.

A conferência tem como objetivo mobilizar a sociedade civil e política na defesa do Estado democrático de direito, da Constituição Federal de 1988 e da educação como direito de todas as pessoas, com o intuito de oferecer contribuições à construção do novo PNE 2024-2034, epicentro das políticas de Estado para o desenvolvimento da educação em âmbito nacional, com gestão democrática, inclusão, equidade, diversidade e qualidade social.

A secretária Viviana Fontinele na abertura da conferência

A CMEM 2023 está sendo organizada e realizada com participação ampla e representativa da sociedade civil, por meio de representantes de segmentos educacionais, setores sociais, órgãos do Poder Público, entidades, organizações e movimentos que atuam na área.

Para a secretária de Educação, a conferência representa um passo decisivo na transformação da sociedade em busca da igualdade e de uma sociedade mais justa. “Marituba está discutido e aperfeiçoando esta que é a  maior ferramenta de transformação da sociedade, que é a Educação”, declarou a titular da Semed.

A palestrante magna da conferência, a professora da Universidade Estadual do Pará (UEPA), Ana Conceição de Oliveira, comentou que o tema da VIII CEMED é atual e que fundamentará bem as estratégias para a elaboração do Plano Nacional de Educação.

Mais de 400 pessoas estão sendo esperadas nos dois dias de conferência

“A Educação no Brasil só vai ser uma educação mais eficiente quando as estratégias forem únicas entre Governo Federal, Estadual e Municípios. São estas estratégias que irão nos levar em direção de uma educação de qualidade”, ressaltou a professora.

Mais de 400 pessoas, entre profissionais da Educação e sociedade civil, estão sendo esperadas nestes dois dias de conferência. Todas as proposições que forem discutidas na VIII CMEM 2023, serão encaminhadas para a composição do Plano Nacional de Educação.

A professora da UEPA, Ana Conceição de Oliveira, foi a palestrante na abertura

Ao todo 10 delegados serão eleitos em Marituba para a participação na Conferência Estadual de Educação (CONEE 2023), que é promovido pelo Fórum Estadual de Educação do Pará (FEE/PA).

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade