A secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), abriu nesta segunda-feira (13), a VIII Conferência Municipal de Educação de Marituba (CMEM 2023), com o tema “Educação sustentável e inclusiva: Uma gestão comprometida com a promoção da justiça social e os direitos humanos.
A CMEM é a etapa que antecede a Conferência Estadual de Educação de 2023 e possui caráter deliberativo e apresenta um conjunto de propostas para subsidiar a apresentação e a implementação do novo Plano Nacional de Educação (PNE 2024-2034), no contexto da criação e implementação do Sistema Nacional de Educação (SNE), abrangendo, especialmente, a participação social, a cooperação federativa e o regime de colaboração.
A conferência tem como objetivo mobilizar a sociedade civil e política na defesa do Estado democrático de direito, da Constituição Federal de 1988 e da educação como direito de todas as pessoas, com o intuito de oferecer contribuições à construção do novo PNE 2024-2034, epicentro das políticas de Estado para o desenvolvimento da educação em âmbito nacional, com gestão democrática, inclusão, equidade, diversidade e qualidade social.
A CMEM 2023 está sendo organizada e realizada com participação ampla e representativa da sociedade civil, por meio de representantes de segmentos educacionais, setores sociais, órgãos do Poder Público, entidades, organizações e movimentos que atuam na área.
Para a secretária de Educação, a conferência representa um passo decisivo na transformação da sociedade em busca da igualdade e de uma sociedade mais justa. “Marituba está discutido e aperfeiçoando esta que é a maior ferramenta de transformação da sociedade, que é a Educação”, declarou a titular da Semed.
A palestrante magna da conferência, a professora da Universidade Estadual do Pará (UEPA), Ana Conceição de Oliveira, comentou que o tema da VIII CEMED é atual e que fundamentará bem as estratégias para a elaboração do Plano Nacional de Educação.
“A Educação no Brasil só vai ser uma educação mais eficiente quando as estratégias forem únicas entre Governo Federal, Estadual e Municípios. São estas estratégias que irão nos levar em direção de uma educação de qualidade”, ressaltou a professora.
Mais de 400 pessoas, entre profissionais da Educação e sociedade civil, estão sendo esperadas nestes dois dias de conferência. Todas as proposições que forem discutidas na VIII CMEM 2023, serão encaminhadas para a composição do Plano Nacional de Educação.
Ao todo 10 delegados serão eleitos em Marituba para a participação na Conferência Estadual de Educação (CONEE 2023), que é promovido pelo Fórum Estadual de Educação do Pará (FEE/PA).
Da Redação Comus
Fotos: Ary Brito