Marituba abriu, nesta quinta-feira (21), a Feira de Tecnologia Educacional de Marituba 2023 (2ª FETEDMA). A Feira é a culminância do projeto “Robótica na Escola”, no ano de 2023. O evento movimenta toda a comunidade escolar no município e ocorre no Ginásio Poliesportivo Municipal.
De forma simultânea, a FETEDMA realiza o 2º Torneio de Robótica do Município de Marituba, que conta com 28 competidores (todas equipes de escolas municipais de ensino, anos finais), que apresentam protótipos distintos utilizando o mesmo tipo de tecnologia como coração dos protótipos, o microcontrolador Arduino.
O torneio possui regulamento próprio que fora socializado antecipadamente com professores e discentes do projeto, permitindo elaboração de tecnologias condizentes com os critérios a serem julgados.
A Feira tem como objetivo socializar as práticas do ensino técnico-científico desenvolvido nas escolas públicas da Educação básica de Marituba ao longo do ano de 2023.
O Projeto Robótica nas Escolas leva às salas de aula soluções para as mais distintas problemáticas locais caracterizando o fortalecimento de uma juventude engajada com o contexto atual e incluída no mundo informatizado em que vivemos.
A FETEDMA conta com a presença de instituições como o Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará (Nastro), Laboratório de Demonstrações da Universidade Federal do Pará (LabDemon), Grupo de Robótica Feminino da UFPA (IAÇA), Meninas Pai D’éguas (UFPA/SBC), e DoGo Maker, entre outros
Serviço:
Feira de Tecnologia Educacional de Marituba 2023 (2ª FETEDMA)
2º Torneio de Robótica do Município de Marituba
Data: 21 e 22 de dezembro
Programação
21/12
10h30 – Início da cerimônia de abertura da II FETEDMA
10h45 – Fala das autoridades
10h45 – Abertura da sala Maker
11h00 – Premiação da OLIPMMA – 2023
11h30 – Sorteio da ordem de apresentação dos protótipos
12h30 – Almoço
14h00 – Abertura do segundo Torneio de Robótica de Marituba
14h20 – Abertura dos Stands
14h20 – Início da distribuição de tickets para a sala Maker
14h20 – Início das apresentações do Torneio
17h50 – Atração
18h30 – Encerramento do 1º dia de Torneio
22/12
08h20 – Abertura do segundo dia da Feira
08h20 – Abertura dos Stands
08h20 – Início da distribuição de tickets para a sala Maker
08h40 – Abertura da sala Maker
08h40 – Início das apresentações do torneio
12h00 – Almoço
14h00 – Retorno do torneio
17h10 – Início da apuração do resultado do torneio
17h15 – Atração
19h00 – Divulgação dos 5 primeiros colocados
20h00 – Encerramento da II FETEDMA
Da Redação Comus
Fotos: Fernando Nobre e Patrik santos