Marituba realizou na manhã desta quinta-feira (01), a abertura da Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, intitulada de Dezembro Vermelho.

Causadas por mais de 30 vírus ou bactérias, as ISTs são transmitidas, principalmente, por meio do co  ntato sexual, mas também podem ocorrer da mãe para a criança, durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Criada em 2017, a partir da Lei nº 13.504, a campanha Dezembro Vermelho tem o objetivo de levar informação às pessoas sobre as infecções sexualmente transmissíveis.

Para a coordenadora do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA/SAE), Emanuelle Rocha, esta data é de extrema importância para que a sociedade obtenha informações sobre as ISTs, vença o preconceito e procure os serviços de saúde responsáveis pela prevenção e tratamentos das ISTs.

Emanuele Rocha, coordenadora do CTA/SAE

“Atualmente as ISTs aparecem no ranking mundial, onde cada vez mais aumentado número de casos. O estado do Pará está entre os estados que mais tem casos de HIV. É muito importante a campanha nacional do Dezembro vermelho por causa das ações de intensificação de prevenção, de testagem e de orientação sobre os tratamentos disponíveis”, destacou a coordenadora.

Ela ainda explica que Marituba conta com o CTA/SAE que é referência para casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e outras enfermidades que está localizado na rua do Fio, no Centro de Marituba e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.

 

PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO DEZEMBRO VERMELHO

 

DATA EVENTO LOCAL
 

01/12/2022

ABERTURA DO DEZEMBRO VERMELHO AUDITÓRIO DA SESAU
 

06/12/2022

 

 

AÇÃO 16 DIAS DE ATIVISMO

ESCOLA MARIA DO CARMO

BAIRRO:SANTA CLARA

10/12/2022 AÇÃO ESCOLINHA DE FUTEBOL ARENA PANCADÃO

BAIRRO: ALMIR GABRIEL

14/12/2022 DIA D DE LUTA E CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA HIV/AIDS  

SAE/CTA

16/12/2022 AÇÃO CIPA HOSPITAL DIVINA PROVIDÊNCIA

 

ESTARÃO OCORRENDO DURANTE O MÊS DE DEZEMBRO:

 

– PANFLETAGEM E DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVOS NA FEIRA MUNICIPAL DE MARITUBA SOBRE PREVENÇÃO E TRATAMENTO;

 

– VACINAÇÃO NO SAE/CTA AOS PACIENTES PORTADORES DO VIRUS HIV;

 

– PALESTRAS PREVENTIVAS NAS UNIDADES BÁSICAS E ESPECIALIZADAS.

 

 

 

 

Da Redação Comus

Fotos: Divulgação

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade