Marituba abre “16 dias de Ativismo” no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres 2021

0

Marituba abriu, na manhã desta quinta-feira (25), a edição deste ano da campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Esta é uma campanha internacional com ações desenvolvidas em mais de 160 países e que ocorre todos os anos cujo objetivo é conscientizar a sociedade de que a violência contra a mulher é um problema de todos e deve ser combatido.

Em Marituba, a campanha iniciou com panfletagem e fixação de cartazes na praça da Matriz, Mercado Simão Jatene,  Feira Coberta e Residencial Viver Melhor Marituba. Durante 16 dias serão realizadas ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher e divulgar os mecanismos legais para coibir a violência de gênero, e também para avaliar os avanços e retrocessos nas políticas públicas, as ações de enfrentamento à violência e a eficácia da Lei Maria da Penha.

Dona Zeza acha importante denunciar os casos de violência contra a mulher

A coordenadora do Centro de Referência Especializada (CREAS), Rafaela Reis, destacou que a ida até os locais de maior movimentação do município é para estar mais próximo da comunidade passar a mensagem para a eliminação da violência contra às mulheres.

“É a comunidade que testemunha, diariamente,  casos de violência contra a mulher e precisa estar informada sobre como denunciar e como se prevenir contra estes casos”, ressaltou.

Denúncia – a comerciante Zaíne Avis, 83 anos, a dona “Zeza,” é proprietária de um bar na Feira Coberta. Ela comenta  que já chegou a presenciar alguns casos de violência em seu estabelecimento. “É muito importante saber como denunciar para evitar que esse tipo de coisa aconteça”, falou.

Os 16 Dias de Ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.

Serviço:

Campanha 16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

De 26/11 a 09/12 – Roda de Diálogos dentro dos CRAS e das Escolas Municipais

30/11 – Rodas de Diálogos com o CAPS III

01/12 – Rodas de Diálogos com o CAPS AD

10/12- Culminância com o Encerramento do projeto

 

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito 

 

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade