Manipuladores de alimentos participam de capacitação ofertada pela Prefeitura de Marituba

Com o objetivo de treinar, capacitar e motivar os manipuladores de alimentos da rede municipal de ensino. A Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria de Educação (Semed) e Departamento de Alimentação Escolar (DAE), promoveu na última segunda-feira (17), o V Treinamento dos Manipuladores de Alimentos, no auditório da Escola Nossa Senhora do Rosário.

A ação acontece anualmente desde 2014. Neste ano, a primeira parte do treinamento foi realizada em janeiro e abordou pontos importantes como higiene pessoal e do ambiente de trabalho, preparo seguro dos alimentos, recebimento e armazenamento de mercadorias. Além da resolução/CD/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

A segunda parte foi ministrada pelas nutricionistas Ana Karoline Martins, Arlene Massoud, Nathália Reis e contou com apoio da assistente administrativa do DAE Alessandra Saraiva. O treinamento foi divido em dois turnos e contou com mais de 200 manipuladores de alimentos. Durante a atividade, foram realizadas ações teóricas e práticas, finalizando com um questionário sobre os conhecimentos dos manipuladores com relação ao Pnae.

De acordo com a Arlene Massoud, o treinamento visa instruir e certificar o público-alvo. “A capacitação serve para os profissionais colocarem em prática nas suas respectivas instituições de ensino, os conhecimentos adquiridos durante a formação”, enfatizou.

Para a manipuladora de alimentos da Escola Doutor Renausto Amanajás, Joelma Souza, o treinamento foi de extrema importância e destaca a seriedade do DAE que elabora as atividades. “Esse é mais um treinamento que eu participo e toda vez aprendo uma coisa nova. Parabéns as nutricionistas do DAE que desenvolvem as atividades de forma didática, assim, facilitando o aprendizado e nos capacitando cada vez mais”, concluiu.

Texto: Paulo Ricardo Rezende
Revisão: Joana Santos