Manipuladoras de alimentos participam de concurso sobre alimentação saudável

Aconteceu durante a realização da IV Feira do Livro e II Literária de Marituba o concurso de alimentação saudável, promovido pela Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria de Educação (Semed) e Departamento de Merenda Escolar. A finalidade da ação é incentivar e divulgar a elaboração de receitas saudáveis e nutritivas, assim, como valorizar as manipuladoras de alimentos da rede municipal de ensino.

11 escolas municipais inscreveram suas respectivas receitas no concurso, mas somente as Escolas Portal do Saber, Luz e Vida, Centro Educacional Dinâmico, Creche Menino Deus e Unidade Municipal de apoio à educação especial e Inclusiva foram selecionadas para a final.

As receitas foram julgadas de acordo com o quesito: originalidade, criatividade, inovação, apresentação visual da receita, sabor da preparação, viabilidade de replicação da receita no contexto da alimentação escolar, aproveitamento integral dos alimentos e uso de ingredientes sustentáveis. Após as degustações dos pratos, o júri técnico escolheu a receita de salpicão de frango com legumes, idealizada pelas manipuladoras da Escola Portal do Saber.

Representando a organização do concurso, a nutricionista Arlene Massoud afirma que a ação visa incentivar as manipuladoras de alimentos lotadas na Semed. “O concurso também objetiva a criação de novas receitas que serão inseridas nos cardápios elaborados para todas as instituições de ensino do município. Assim, buscando variedade e identificação com os cardápios oferecidos aos alunos, além de conscientizar a comunidade estudantil sobre o desperdício e aproveitamento integral dos alimentos”, concluiu.

Texto: Paulo Ricardo Rezende
Revisão: Joana Santos