Mais de mil pessoas foram atendidas no primeiro dia de atendimento do Centro de Testagem da Covid-19

Mais de mil pessoas foram testadas para a Covid-19 no primeiro dia de atendimento no Centro de Testagem Provisório, em Marituba, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O teste será realizado tanto em pessoas que estejam sintomáticas ou assintomáticas até o dia 31 de janeiro.

O centro funciona das 8h às 12h e de 14h às 17h, no Ginásio Poliesportivo de Marituba, para pacientes sintomáticos com dois a sete dias e assintomáticos que tiveram contato com alguém que tenha testado positivo. Estes devem procurar o ginásio entre o quinto e o sétimo dia após o contato.

Reinaldo Costa durante a testagem

O funcionário público Reinaldo Costa, 42 anos, conta que apresenta sintomas da Covid-19 há quatro dias. ”Tenho sentido dor na garganta e mal estar no corpo e queria confirmar se esses sintomas é da Covid-19. O atendimento aqui está muito bom. Fui muito bem recebido e o atendimento foi rápido”, disse.

A manipuladora de alimentos Natalina de Aviz, 44 anos, também procurou pelos serviços do Centro de Testagem. “Eu já estou sentindo febre e dor de cabeça há duas semanas e por isso procurei pelos serviços do centro. A ideia de um centro de testagem aqui em Marituba é algo muito bom para a gente porque a gente não precisa se deslocar para outro local para ter esse resultado”, afirma

A gerente da vigilância epidemiológica e coordenadora do Centro de Testagem, Cristiane Pinto, explica que o atendimento no centro está tranquilo. “A população está procurando bastante pelo atendimento aqui no centro. Temos muitos casos positivos, mas a ainda os negativos são maiores”, conta.

Cristiane Pinto gerente da vigilância epidemiológica e coordenadora do Centro de Testagem

Além do Centro de testagem provisório no Ginásio Poliesportivo, Marituba disponibiliza ainda, a partir desta quinta (20), testagem para Covid-19 nas unidades de saúde Haifa Gabriel – bairro: Almir Gabriel; Gilson Rufino – bairro: Decouville; Nossa Senhora da Paz – bairro: Nsa Sra da Paz e União – bairro: União. O horário das testagens nas unidades de saúde será de 9h às 16h. A partir do dia 24 de janeiro a unidade de saúde Cristiano Torres também passa a realizar testes para a Covid-19.

“Ontem realizamos quase dois mil testes em toda Marituba. Contamos com as unidades que estão nos dando retaguarda para essa testagem da Covid-19. É importante que se a pessoa tiver sintomas da Covid-19 ou tenha tido contato com alguém que tenha positivado para o coronavírus faça o teste”, destaca a gerente da Vigilância Epidemiológica.

Para realizar a testagem é necessário que o munícipe apresente os seguintes documentos: RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência de Marituba.

Da Redação Comus

Fotos: Patrik Santos