Mais de 90% das pessoas que iniciaram tratamento contra a tuberculose em Marituba já estão curadas

0

O tratamento contra a doença pode ser encontrado em qualquer unidade de saúde do município

Um total de 92,46% dos pacientes que iniciaram tratamento contra a tuberculose, em Marituba, tiveram confirmação de cura neste ano de 2021. São pessoas como o jovem Carlos Vinícius, de 18 anos, que descobriu a doença por acaso, iniciou o tratamento logo em seguida e hoje está totalmente recuperado da doença.

“Eu já sentia dores no peito, até que, em janeiro, sofri um baque e fiz um raio-x de tórax na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que indicou o início de uma tuberculose”, disse. Carlos explica que após a constatação da doença, por meio de um exame de baciloscopia, iniciou o tratamento. “O tratamento que eu fiz durou seis meses. A unidade de saúde me fornecia o medicamento e eu podia tomar em casa mesmo”, conta.

Segundo o Ministério da Saúde, a tuberculose é doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões e pode ser considerada um sério problema de saúde pública, com aproximadamente 70 mil novos casos por ano no Brasil, e cerca de 4,5 mil mortes no País em decorrência da doença.

A importante que o paciente realize todo o tratamento sem interrupção

O gerente da unidade de saúde Cristiano Torres, João Victor, explica que é importante que a população fique atenta aos sintomas da tuberculose. “A doença fica por um período incubada no organismo, por isso deve-se atentar para pequenos sinais como: tosse persistente por mais de três semanas, perda de peso e falta de apetite. Esses primeiros sinais muitas vezes passam desapercebidos pelos pacientes”, pontua.

O gerente ressalta que tanto o procedimento para a confirmação da doença quanto todo o tratamento pode ser realizado em qualquer unidade de saúde. “A pessoa com os sinais ou sintomas busca pelo serviço de saúde e a gente solicita o exame. O resultado costuma sair bem rápido, por sinal, e caso dê positivo, a gente inicia imediatamente o tratamento”, explica.

A coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose em Marituba, Nasaré Monteiro, explica que o tratamento da tuberculose se divide em duas fases: A primeira, chamada de fase de ataque, com duração de dois meses, e a segunda, chamada de fase de manutenção, com duração de quatro meses. “A medicação é feita de acordo com o peso do paciente, por isso ele deve ir às consultas regularmente. É importante lembrar que o fato de haver melhora não significa que o paciente já esteja curado e possa interromper o tratamento, pois isso pode tornar a bactéria mais resistente”, ressalta.

Ela explica que durante o tratamento o bacilo causador da tuberculose fica enfraquecido, por isso, o paciente tem a sensação de que já está completamente curado antes de terminar o tratamento. “Quando o paciente para a medicação a doença pode voltar com resistência medicamentosa, daí o tratamento que era realizado em seis meses será feito em 18 meses”, explica.

A coordenadora alerta ainda que é importante que todas as pessoas que convivem com o paciente também procurem uma unidade de saúde para verificar a necessidade de realizar tratamento e prevenir o adoecimento por tuberculose.

O município de Marituba disponibiliza tratamento gratuitamente em todas as 19 unidades de saúde do município e ainda nos três presídios estaduais Metropolitanos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Texto: Aline Carvalho – Ascom Sesau

Fotos: Ary Brito

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade