Lockdown será prorrogado por mais sete dias em Marituba e na Região Metropolitana

Os prefeitos da RMB durante comunicado do governador Helder Barbalho

A prefeita de Marituba, Patrícia Mendes, juntamente com os prefeitos dos municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB), participou, na noite desta sexta-feira (19), de mais um comunicado do governador do Estado, Helder Barbalho, à população paraense acerca das medidas restritivas que estão sendo adotadas por todo o Pará, em função da pandemia da Covid-19. O chefe do Executivo Estadual anunciou que, com a concordância dos prefeitos, será prorrogado por mais sete dias o lockdown na RMB. Inicialmente, a medida se encerraria nesta segunda-feira (22), mas agora seguirá até o próximo dia 29.

O governador explicou que continua grande a pressão sobre os sistemas de saúde municipais e, também, estadual. “Mesmo abrindo novos leitos, eles são ocupados de forma muito rápida, o que demonstra elevado nível de contágio e a necessidade prosseguir com medidas restritivas”, declarou. Assim, os cinco municípios que compõem a chamada Região Metropolitana I (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara) seguirão em lockdown por mais sete dias “para conter o avanço viral”.

Helder Barbalho disse ainda que é considerado baixo o nível de adesão da população ao lockdown. Segundo ele, dados levantados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), apontam que Belém alcançou 49% de isolamento social, enquanto Marituba registrou apenas 42,2%, até a última quarta-feira (17).

Por conta desses índices, o governo do Estado deverá reforçar o processo de vacinação na Região Metropolitana, para que nos próximos dias, os municípios consigam alcançar o público de 63 anos em diante. Marituba já se aproxima bastante desse público neste sábado (20), quando começa a imunizar pessoas de 65 a 69 anos.

Profissionais da segurança pública serão vacinados a partir de agora

O governador também anunciou que acaba de assinar contrato com a Rússia, para compra de três milhões de doses da vacina Sputinik V, com 91% de eficácia comprovada e já usada em mais de 50 países no mundo. As doses deverão chegar ao Pará entre abril e julho.

Profissionais da segurança pública que estão na linha de frente do combate à Covid-19 também começarão a ser vacinados a partir deste final de semana. “Seremos assim o primeiro Estado do Brasil em que profissionais de segurança estarão inclusos no plano de vacinação”, informou o chefe do Executivo estadual.

Vacinação – Em Marituba, neste sábado (20), três igrejas estarão vacinando pessoas de 65 a 69 anos. A imunização será aplicada no horário de 9 às 12 e das 14 às 17h nos seguintes pontos: Igreja Universal do Reino de Deus, no bairro Centro; Igreja do Evangelho Quadrangular, no Centro, e Paróquia Bom Pastor, no bairro Nova Marituba.

Texto: Elck Oliveira

Fotos: Raul Lima e Ary Brito