Marituba dá início à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Equipe da Semads durante o evento

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marituba (Semads), por meio do Serviço de Inclusão e Cidadania (SIC), promoveu neste sábado (21), a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência intelectual e Múltipla, que este ano tem como tema “É tempo de transformar conhecimento em ação”.

A programação contou com uma Roda de Conversa, com a participação de diversas instituições. Participaram o presidente do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência de Castanhal, Luiz Gonzaga Oliveira Araújo, a Presidente da ONG Associação de Mãos Dadas Cromossomos,  Lucicleide Cardoso Bezerra Paiva,  a Gerente de Serviços Sociais do Instituto de Diagnóstico, Pesquisa e Ensino da APAE Belém, Julianna Morgado, a representante da coordenação do CIFAPP – Congresso Internacional de Autismo, Maria Janiby Silva de Oliveira, a Assistente Social Valeria Gomes, a titular da Gestão de Apoio à Educação Especial e Inclusiva – Gapei, Sandra Sousa,  a coordenadora do CRAS Dea Rabelo, Kelma Almeida, e a Gerente do Serviço de Inclusão e Cidadania,  Gleuba Irlanda Meneses.

Juliana Morgado, representante da Apae Belém, informou que é necessário unir forças para a luta em defesa das pessoas com deficiência. Ela elogiou a iniciativa da prefeitura de Marituba.

“É importantíssimo que a Prefeitura de Marituba tenha comprado a luta, e que tenha esse olhar, assumindo junto com todos os movimentos a luta em defesa da garantia dos direitos da pessoa com deficiência. Que a gente possa mobilizar a sociedade para discutir sobre direito dessas pessoas. Então, isso é importantíssimo, que o poder público se una a esses movimentos na causa da pessoa com deficiência”, reforçou.

Roda de conversa

Para Gleuba Meneses, Gerente do Serviço de Inclusão e Cidadania, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), a programação segue a diretriz da gestão municipal e seus padrões de inclusão.

“O serviço de Inclusão e Cidadania está promovendo a abertura da programação alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla trazendo um tema que é transformador. Vamos ter uma roda de conversa com a presença de algumas autoridades e durante a semana vamos ter uma palestra online, no dia 26. Vamos encerrar no dia vinte e oito, sábado, com o primeiro tour inclusivo em parceria com a Secretaria de Turismo, onde vamos percorrer os pontos turísticos da nossa cidade, com a culminância lá no Reserva Parque”, informou.

A abertura da programação contou ainda com a participação da Banda Inclusiva  de Marituba e  dos secretários municipais de Educação, Eny Leite, da Secretaria de Administração, Luciano Cristino, e do titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda, Igor Castro. A Câmara Municipal de Marituba esteve representada pelos vereadores Anderson Rocha e José Bonifácio Viana Barroso.

Banda Inclusiva de Marituba integrou a programação cultural na abertura da semana.

Texto: Rosa Borges (Ascom Semed)

Fotos: Wendell Santos