I Fórum Perinatal da Região Metropolitana é realizado em Marituba

0

Mesa de abertura do Fórum

Marituba realizou, na manhã desta terça-feira ( 07) o I Fórum Perinatal da Região Metropolitana I com o tema “Fortalecendo a atenção materno infantil”. O fórum é um espaço de encontro de usuários, gestoras e gestores, trabalhadores e trabalhadoras da saúde para a análise e tomada de decisão sobre temas relevantes com relação à atenção à saúde de mulheres, crianças, desde o planejamento reprodutivo, passando pela gestação e parto, até o nascimento e crescimento do bebê.

A coordenadora de Saúde da Mulher, da Criança e Nutrição da Sesau, Gisele Pereira, explica que o Fórum é um evento itinerante promovido pelo Governo do Estado em parceria com os municípios da Região Metropolitana de Belém onde são discutidos os assuntos relacionados à saúde da criança e da gestante.

“Em toda a região metropolitana ainda encontramos um índice considerável de mortalidade materno infantil. Esse momento é importante pra nós discutirmos assuntos relacionados a esta questão”, comenta a coordenadora.

Enfermeira Josinete Carmo da Unidade Nossa Senhora da Paz

Para a enfermeira Josinete Carmo, 31 anos, da Unidade de Saúde Nossa Senhora da Paz, é importante participar deste tipo de evento que tem a finalidade de discutir a mortalidade materno infantil. “ As mulheres tem que saber que dos cuidados do pré-natal dependem a qualidade do parto. Elas devem ter a autonomia de saber quais são os seus direitos e os cuidados que devem ter com seus bebês”, destacou.

O evento envolveu os municípios de Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara e acontece mensalmente com uma versão itinerante. Este mês Marituba foi o anfitrião.

Também estiveram na pauta do fórum a cobertura pré natal; cobertura vacinal, índices de partos cirúrgicos; cobertura e tratamento da sífilis na gravidez; vinculação das gestantes nas diversas maternidades; plano de enfrentamento da sífilis e dheg; ações de enfrentamento de casos de zika vírus em gestantes e microcefalias.

Da Redação Comus

Fotos: Vitor Dagort

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade