I Encontro com as Famílias dos Estudantes com Deficiência do Município de Marituba

0

O Encontro aconteceu no Ginásio Poliesportivo Municipal de Marituba

A Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed) realizou na manhã deste sábado, 18, no Ginásio Poliesportivo Municipal, o I Encontro com as Famílias dos Estudantes com Deficiência do Município de Marituba, tendo como tema: “Educação e Família: atribuições, perspectivas e realidades em contextos inclusivos”, visando proporcionar momentos de fala e escuta às famílias dos estudantes, por meio das pautas pertinentes que norteiam a educação especial e inclusiva da rede municipal de ensino.

“Aqui estreitamos essa relação primordial, entre família e escola, para o bom desenvolvimento das nossas crianças. A partir disso, faremos uma avaliação para diagnosticar dados que visam melhorias da educação e proporcionar cada vez mais a humanização na rede municipal de ensino”, pontua o Diretor de Ensino da Semed, o Professor Argemiro Seabra.

Aproximadamente mil pessoas recebem Atendimento Educacional Especializado


Há dois anos diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a aluna da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, Maria Fernanda, 8 anos, a partir das atividades escolares, com acompanhamento na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e nas Unidades Integradas, já mostra avanços significativos em sua socialização, como relata sua mãe, Liziane de Lima.

“Procuramos todas as formas de inseri-la em atividades para que desenvolvesse o convívio com a família e os demais colegas na escola. Após dois anos, ela fala, escreve e brinca com outras crianças, porque a família é fundamental nesse processo. Vejo esse encontro como um momento acolhedor que fortalece a luta das famílias, essenciais para essas pessoas”.

Maria Fernanda com a mãe Liziane de Lima

A rede municipal de ensino possui 37 salas de aula que prestam apoio especializado para aproximadamente mil alunos. Nas Unidades Integradas Especializadas funcionam os atendimentos pedagógicos, de reabilitação física e psíquica, e ainda de assistência social.

“Foi muito proveitoso ouvir as famílias e suas contribuições para que o nosso trabalho seja realizado, cada vez mais, de forma qualificada. Assim, a educação municipal de Marituba estará sempre inserida à educação humanizada”, considerou a coordenadora da Gestão de Apoio à Educação Especial e Inclusiva, Elziene Nunes. 

Familiares de pessoas com deficiência durante momento de partilha

 

O Encontro apresentou ainda o trabalho técnico realizado pela Gestão de Apoio à Educação Especial e Inclusiva (Gapei), o trabalho pedagógico realizado nas instituições de ensino da Rede Municipal e Unidades Integradas Especializadas.

 

Texto: Ascom Semed

Fotos: Ary Brito

Galeria 

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade