História de marituba

0

Marituba é um município brasileiro do estado do Pará, criado em 1994, quando foi emancipado de dois municípios, Ananindeua e Benevides. Marituba é o menor município do estado em território, com apenas 103,279 km² de área, porém possui a terceira maior taxa de densidade demográfica do Pará, com 443,24 habitantes por quilômetro quadrado.

Localizado na Região Metropolitana de Belém (RMB), Marituba foi elevada à categoria de município pela lei estadual nº 5.857, de 22 de setembro de 1994, resultante de um plebiscito realizado em 21 de abril do mesmo ano, quando 96% da população eleitoral votou pelo sim à criação do município, que hoje já tem mais de 120 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE de 2014.

O nome vem do fruto chamado “MARI”, da árvore “UMARI” que originou o nome da cidade. Marituba significa grande quantidade e fartura, na linguagem dos indígenas que habitaram a região onde hoje está o município.

Marituba também é uma cidade conhecida por seu significado histórico, por ter feito parte da rota da estrada de ferro Belém-Bragança, que teve importante papel na economia do Pará no início do século XX, que deixou de herança a Caixa D’água da antiga ferrovia. Outro símbolo da cidade é monumento Menino Deus, considerado uma das 7 maravilhas do estado do Pará.

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade