Guardas Municipais do Pará se reúnem com o secretário de Segurança do Estado no IESP

O secretário de Segurança Pública do Estado, Uálame Machado, comandou a reunião

O secretário de Segurança Pública de Marituba, Janderson Viana, e o Inspetor Geral da Guarda Civil Municipal de Marituba, Giovani Nascimento, participaram, na manhã desta quarta-feira (14), da reunião entre os secretários municipais de Segurança e gestores de Guardas Municipais do Pará, com a participação do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Uálame Machado. Na pauta da reunião, a estruturação das Guardas Municipais em todo o Estado. O encontro ocorreu no Instituto de Ensino de Segurança do Estado (IESP), em Marituba.

Secretário de Segurança de Marituba, Janderson Viana

Uálame Machado ressaltou que o objetivo principal da presença do Estado no evento é ouvir os gestores das guardas em busca de soluções para as questões que envolvem as corporações. Ele destacou que a Segup tem investido nestas corporações para a redução dos índices da criminalidade no Estado. “Desde o início da gestão, já investimos em capacitação dos agentes através do IESP, habilitação para a posse de armamentos, assim como estamos garantindo que até o final do ano todos os agentes estejam com o seu equipamento de proteção individual”, destacou.

O evento foi organizado pelo Conselho de Gestores de Guardas Municipais do Estado do Pará (CONGEP) e a Federação Paraense de Entidades de Guardas Municipais (FEPEGUAM). As duas entidades congregam as 32 Guardas Municipais existentes em todo o Estado, que significa um efetivo de 4 mil e 500 agentes.

Inspetor Geral da Guarda Civil Municipal de Marituba, Giovani Nascimento

O presidente da FEPEGAM, Esaú Araújo, ressalta que realiza uma ação integrada com o Governo do estado, através da Segup. “A Segurança Pública no Estado é responsabilidade do Estado e através desta parceria já foram obtidas viaturas, armamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O objetivo é integrar todas as forças de segurança para melhor atender a sociedade”, explica.

O presidente do CONGEP, Ronildo Freitas, explica que o objetivo do diálogo é conseguir mais investimentos para as Guardas Municipais. “Estamos fortalecendo esta parceria para que o Estado possa fornecer os armamentos para as Guardas, claro dentro de todo o trâmite legal, assim como a formação necessária para o uso destes armamentos”, comentou.

Para Janderson Viana, o diálogo com o Estado irá permitir para que sejam resolvidas várias problemáticas da segurança nos municípios. “Principalmente no que tange ao papel das Guardas Municipais, direitos e deveres da corporação”, destacou.

O Inspetor Giovanni Nascimento reforçou que a Guarda Municipal de Marituba tem investido na utilização inteligente do efetivo local e sempre buscando uma aproximação maior com a  comunidade . “ É muito importante esta aproximação com o Governo do Estado e com as outras guardas municipais para podermos trocar experiências parta melhor cumprir com o nosso papel”, concluiu.

Hoje, há 32 Guardas Municipais existentes em todo o Estado

Texto: Márcio Flexa