Guarda Municipal de Marituba cria canal para receber denúncias de moradores

A comerciante Silvana da Silva mora no bairro Centro há 40 anos

A comerciante Silvana da Silva, de 40 anos, mora no bairro Centro, perto da Praça Matriz, em Marituba, desde quando era criança. Segundo Silvana, no local aconteciam muitos casos de furtos, roubos ou importunação. Mas, de acordo com ela, nos últimos meses os casos estão diminuindo. “Tinham situações que alguns moradores de rua causavam importunação, ameaças e até roubos e furtos. Isso nos incomodava muito. Mas, com o trabalho da Guarda mais próximo de nós, estamos mais seguros e esses casos diminuíram muito”, disse.

A comerciante Paula Bezerra ressaltou os resultados positivos do trabalho da Guarda Municipal

Já a comerciante Paula Bezerra, de 36 anos, que há seis anos tem uma venda de guaraná na Praça Matriz, salienta que agora tem uma tranquilidade maior para trabalhar. “Para ser sincera, mudou 100%. Antes, basicamente vivíamos à mercê dos usuários de drogas e pedintes. Agora, com as rondas e ações da Guarda Municipal, podemos trabalhar em paz”, falou.

As melhorias na segurança de moradores e comerciantes na Praça Matriz são resultado de projeto da Guarda Municipal de Marituba, que desde janeiro deste ano, disponibiliza serviço de denúncias via WhatsApp, por meio do qual moradores podem repassar casos de crimes para a guarnição. Após as denúncias, a Guarda realiza operações nos locais com mais índices de criminalidade. Um dos idealizadores do serviço, o guarda municipal Adriano Araújo, explica como surgiu a ideia de implantar a ferramenta.

“Tivemos a ideia de montar o grupo no WhatsApp após recebermos muitas denúncias de crimes pela cidade. Levamos os casos à nossa chefia, e após reunião, chegamos à ideia de montar um canal direto com os moradores de Marituba. E até o momento, os resultados estão sendo muito bons”, destacou o guarda municipal.

Os casos de crimes nos arredores da Praça Matriz caíram mais de 50%, nos últimos meses

O subinspetor da Guarda Municipal de Marituba, Marcos Silva, informou que os crimes na área da Praça Matriz diminuíram em torno de 55%. “Após alguns estudos que tivemos acesso, podemos ver que esta área da Praça era uma das que mais tinham registros de casos de crimes. Com as nossas operações na área, o número de casos caiu entre 50% a 55%. Agora, os comerciantes que trabalham e os moradores que vêm passear na praça, podem fazer isso mais tranquilos”, pontuou.

O número para contato da Guarda Municipal de Marituba é o (91) 9 8841-7518. Em breve, a Guarda vai ter um disque denúncia no número 153.

Texto: Luiz Antonio Pinto

Fotos: Vitor Dagort