Finalizando as comemorações e entrega de Kit Enxoval a mulheres que fazem parte do programa Criança Feliz, mais de 30 mulheres atendidas pelo programa no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Emanuel Rocha e Dom Vicente Zico participaram, nesta quinta-feira (24), de uma ação que contou com palestra, dinâmicas e entrega de kits.

A entrega dos kits, composto por 17 itens como banheira, bolsa maternidade e fraldas, foi promovida pela Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads).

Camila Monique foi acolhida pelo Criança Feliz

Aos oito meses de gestação, a mãe de primeira viagem Camila Monique, 17 anos, conta que tem sido bem acolhida pelo programa. “Eu tenho gostado muito de participar do Criança Feliz, aqui recebo orientações para mim e para o meu bebê. É um momento de cuidado maior para nós dois”

O programa atende gestantes e crianças de 0 a 3 anos de idade e tem como ponto central a visita semanal às casas das famílias de baixa renda para acompanhar e estimular o desenvolvimento das crianças.

Secretário da Semads, Delmiro Rocha

“Este é um momento ímpar, é uma satisfação muito grande receber todas vocês aqui para receber estes kits enxoval. O programa Criança Feliz veio para dar um suporte a todas vocês. A prefeitura de Marituba não mediu esforços, junto com a Semads, para reativar este programa que hoje é uma realidade no nosso município. ”, disse o secretário da Semads, Delmiro Rocha.

A coordenadora do programa Criança Feliz, Edvania Pinto, explica que a Semads realiza um levantamento das mulheres grávidas no município que se enquadram no programa. “O intuito do programa é atender o máximo de mulheres que possam fazer parte do Criança Feliz, conforme a gente vai identificando essas mulheres é realizado o cadastro no CadÚnico e no sistema do Criança Feliz”, conta.

“A gente realiza visitas semanais a essas grávidas. Até os seis primeiros meses de gravidez é realizado um cuidado em relação ao pré-natal e a partir do sétimo mês é realizado um cuidado mais especial com a preparação para a chegada do bebê”, pontua.

Da Redação Comus

Fotos: Vitor Dagort