Uma grande festa encerrou o CarnaMarituba 2024, nesta quarta-feira (14). O evento reuniu milhares de brincantes para se divertir e dançar com artistas locais e nacionais no corredor da folia.

Natural de Marituba, Steve da Pegada abriu a noite de festa no município

Natural de Marituba, o cantor Steve da Pegada foi quem abriu a noite. O cantor levou muita música e agito à Avenida Fernando Guilhon. Davizinho Alencar e banda, Jonas Esticado, Banda Mizerê e Manu Bahtidão também comandaram o último dia de CarnaMarituba 2024.

O maior carnaval da Região Metropolitana de Belém, o “CarnaMarituba 2024”, contou com cinco dias de muita festa, desfile de blocos e de Escolas de Samba, além da atrações regionais e nacionais.

A manicure Cynthia Chagas o curtiu bastante o último dia de carnaval em Marituba

Para a manicure Cynthia Chagas, 40 anos, o último dia de CarnaMarituba foi dia de preparar um super look. “Eu vim até de diabinha hoje para arrasar no carnaval e curtir muito. Este é o melhor carnaval que Marituba já viu. A gestão está de parabéns por esta super festa”, disse.

A festa encerrou com a cantora Manu Bahtidão. Conhecida por ter sido vocalista da Banda Batidão, a cantora se tornou dona de uma das canções mais ouvidas do Brasil, com a música ‘Daqui Pra Sempre’, em parceria com Simone Mendes.

A cantora Manu Bahtidão encerrou a festa do CarnaMarituba 2024

A faixa, que é carro-chefe do seu novo DVD, está em tendência de crescimento entre as mais ouvidas do Spotify. Desde o lançamento, a canção já ultrapassou a marca de 11 milhões de visualizações na principal plataforma de streaming.

Durante a festa que encerrou o carnaval de Marituba a alegria e irreverência da artista esteve garantida, contagiando milhares de pessoas a pularem e se divertirem até o final do evento.

Estrutura – Uma superestrutura foi montada para receber os foliões durante os cinco dias de festa do CarnaMarituba visando promover diversão e segurança aos brincantes.

A prefeita de Marituba, Patrícia Alencar agradeceu a todas as parcerias que contribuíram para proporcionar o melhor carnaval da história de Marituba. “Finalizamos hoje o quinto dia de festa e eu agradeço a toda equipe de segurança que fizeram um carnaval 100% seguro sem nenhuma intercorrência grave. Isso demonstra a responsabilidade que temos com a nossa população. Levamos diversão com segurança, pensando no bem estar de todos”, disse.

Segurança – Durante todos os dias de carnaval, os foliões contaram com o Centro Integrado de Comando e Controle de Segurança que é resultado de um planejamento estratégico integrado com a Secretaria de Estado de Defesa Social e Segurança Pública (Segup).

Equipes da polícia militar fazendo a segurança dos foliões

Agentes da Guarda Municipal, da Policia Militar, da Defesa Civil Municipal e Bombeiros Civis garantiram a segurança das famílias que comparecerem ao evento.

“Planejamos o evento de forma meticulosa para que todos pudessem curtir o carnaval com segurança”, garantiu o titular da Sesped, Janderson Viana.

Segurança no Trânsito – Para garantir a segurança dos foliões, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran) interditou algumas vias durante os dias 5 dias de carnaval das 15h às 03h.

Os foliões também contaram com equipes de trânsito auxiliando na travessia da BR 316.

O secretário municipal de Trânsito e Transporte, Leonam Moura, destacou que durante todos os dias de carnaval a Setran atuou em duas frentes. Tivemos uma equipe de educação no trânsito e outra equipe de fiscalização assegurando um trânsito seguro para todos.

“Todos os dias do carnaval nossa equipe de trânsito esteve no entorno da Praça Matriz empenhados na operação CarnaMarituba, garantindo que pedestres e carnavalescos possam brincar em segurança”, disse.

Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) também esteve presente no carnaval com um Ponto de Saúde, na Praça da Matriz com serviços de primeiros socorros e com ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Equipe de saúde em atendimento no CarnaMarituba

A Sesau realizou ainda ações de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A iniciativa teve como objetivo conscientizar os participantes sobre os serviços de saúde disponíveis na rede municipal e distribuiu preservativos gratuitamente.

“A nossa gestão como sempre pensa em tudo. O ponto de apoio em saúde disponibilizado aos nossos foliões caso precise de uma glicose ou tenha outra intercorrência conta com equipe médica e de enfermagem preparada para atender e prestar todo atendimento que o folião precisar”, disse a prefeita de Marituba Patrícia Alencar.

“Disponibilizamos ainda com ambulâncias durante todos os cinco dias de evento para assegurar a saúde dos foliões caso precisem”, completou.

O CarnaMarituba 2024 é uma realização da Prefeitura de Marituba, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) com patrocínio do Governo do Estado do Pará. Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e Banpará

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito e Fernando Nobre