O governador do Estado, Helder Barbalho, entregou, na tarde desta segunda-feira (24), 148 títulos definitivos de terra aos moradores do bairro Centro, equipamentos que irão aprimorar o atendimento de saúde do município e 15 coletes balísticos para os agentes de trânsito municipais.

Os coletes balísticos serão utilizados pelos agentes de trânsito municipais.

O evento da entrega contou com a presença da prefeita Patrícia Alencar, da deputada federal Elcione Barbalho, do deputado federal, Beto Faro, secretários estaduais e municipais e vereadores do município.

O governador Helder Barbalho ressaltou que o Governo do Estado cada vez mais se faz presente en todos os municípios do Pará através de investimentos que mudaram a vida das famílias paraenses.

“São investimentos em todas as áreas que colocam o Pará entre os Estados que mais apresentam desenvolvimento humano no Brasil. É fundamental continuar trabalhando por todos os municípios do estado. Hoje, poder estar aqui em Marituba entregando títulos de terra, continuando o programa de regularização fundiária, reafirma a nossa parceria com a prefeitura do município”, comentou

Com os títulos os moradores poderão ter acesso a financiamentos junto a instituições financeiras para a realização de benfeitorias em suas residências.

Os títulos definitivos de terrenos faz parte da segunda fase do Programa “Minha Terra Legal” que já entregou 400 registros definitivos neste bairro e mais de 1500 em outros bairros de Marituba. Na entrega da primeira fase o governador anunciou também um investimento de mais de um milhão de reais que irá permitir mais 7.500 domicílios regularizados em Marituba.

É a Regularização Fundiária Urbana de Marituba (Reurb). O processo traz esperança às famílias que aguardavam, desde a emancipação do município, em 1994, pelo registro definitivo de seus imóveis. Os registros que estão sendo entregues são de domicílios do bairro Centro, por onde foi iniciado o processo.

De posse da Certidão de Regularização Fundiária, atribuindo o direito de propriedade aos ocupantes dos terrenos, os moradores poderão ter acesso a financiamentos junto a instituições financeiras para a realização de benfeitorias em suas residências.

Os leitos para o Hospital Augusto Chaves são habilitados para receberem recursos federais

UTIs – Helder Barbalho também realizou a cessão de uso de equipamentos que irão aprimorar o atendimento de saúde do município.

No total, cinco camas manuais, uma máquina de raio-x, ventiladores, monitores e máquina de ultrassom serão destinados para o Hospital de Urgência e Emergência Dr. Augusto Chaves, o Municipal de Marituba.

” São tantos investimentos do Governo do Estado em nosso município que eu me sinto meio suspeita por falar em toda a gratidão que eu tenho ao Governador Helder Barbalho e a  toda a sua equipe de secretários. A regularização das terras tem trazido mais esperança para nossos munícipes, os investimentos na  saúde estão permitindo a instalação das UTIs, um sonho que se torna realidade”, agradeceu Patrícia Alencar.

A entrega destes equipamentos por parte do poder estadual, realizada através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), possibilitará a implementação de cinco leitos de UTI no hospital, que já contava com o espaço e os profissionais necessários para o recebimento destes leitos.

Além disso, a Sespa habilitou os leitos do Hospital Municipal para receber recursos federais para serem ainda melhor equipados no futuro.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito